Drogaria Araujo quer acelerar a transformação digital

A Drogaria Araujo segue investindo fortemente na sua transformação digital. E para acelerar ainda mais o processo, a maior rede de drogarias de Minas Gerais acaba de firmar parceria com a Meta, empresa de tecnologia e inovação, para atuar na revisão e reestruturação de estratégias. O projeto iniciará focado na área digital, mas o plano é seguir por toda a empresa.
Embora as cifras do negócio não tenham sido reveladas, os objetivos da companhia são audaciosos em vistas de manter o ritmo de crescimento experimentado pelo setor nos últimos anos. O digital da companhia cresceu 7 vezes nos últimos anos e já atende 400 mil clientes ao mês. Mas esse crescimento também traz consigo maior complexidade e é aí que entra o papel da Meta, que com seu método de transformação ágil, vai para simplificar processos, preparar funcionário e proporcionar maior robustez aos resultados.
De acordo com o diretor de Estratégia Digital e Cliente da Araujo, André Giffoni, o processo de transformação digital ganhou força há pouco mais de três anos, quando uma equipe integralmente dedicada à inovação foi estruturada. Conforme ele, o crescimento veio acompanhado de desafios, que exigem soluções ágeis, adequação de processos e preparação da equipe. A revisitação das estratégias tem o objetivo de gerar velocidade, sincronismo e autonomia entre as áreas da companhia.
“A agilidade está em nosso DNA e entendemos que um atendimento de qualidade precisa ser simples e fácil. Na Araujo nossa missão é encantar e satisfazer as necessidades dos clientes, atendendo-os com rapidez. E foi pensando nisso, e com foco em melhorar os nossos processos, que decidimos fechar a parceria com a Meta. Ela irá nos apoiar em diversas frentes, fazendo com que a experiência final para o nosso cliente seja completa”, resume.

A definição de papéis e responsabilidades, a priorização dos times frente aos objetivos estratégicos da empresa e a manutenção da evolução do negócio digital são alguns dos demais desafios enfrentados.
Dessa forma, a parceria também inclui análise sistêmica de todos os procedimentos da empresa. Para isso, Giffoni diz que o projeto contará com quatro etapas, sendo a primeira delas, que já está em vigor, baseada em um diagnóstico e profunda imersão no negócio. Ao longo da consultoria são sugeridas melhorias e soluções que permitam à Araujo reforçar a sua posição de liderança a partir da oferta de produtos e serviços que satisfaçam as principais necessidades dos clientes.
“Durante um ano trabalharemos para rever o processo e modelo de governança, gestão de portfólio e de projetos, modelo de priorização e adequação da arquitetura corporativa, sempre buscando maior performance e foco na experiência do cliente”, explica a Chief Operating Officer (COO) da Meta, Ana Carla Martins.
Segundo informações da Meta, a escolha da Araujo pela empresa ocorreu a partir de uma indicação da Localiza, outro cliente de transformação ágil, que virou case de sucesso.
Com mais de 30 anos de mercado, a Meta oferece às organizações soluções tecnológicas de transformação digital adequadas aos modelos e necessidades dos negócios e inspira uma mudança cultural de ponta a ponta, gerando receita, reduzindo custo, e acima de tudo, valorizando as pessoas como principal capital dessa transformação.
“A Meta acredita que a transformação digital é estruturada em três pilares principais: pessoas, tecnologia e estratégia. A tecnologia é uma aceleradora e uma aliada para conquistas exponenciais nos negócios. Mas são as pessoas o centro deste processo de evolução digital. Precisamos, cada vez mais, fomentar a cultura de inovação e preparar profissionais para adequarem o modelo de negócios sempre que necessário. Este é o nosso propósito: crescimento humano com tecnologia”, destaca o CEO da Meta, Telmo Costa.
Empresa lança canal de vendas via WhatsApp
Queridinho dos brasileiros, é fato que o WhatsApp se tornou o futuro do comércio digital e uma das principais opções na hora de realizar uma compra. 85% das pessoas se sentem mais conectadas a um negócio quando podem se comunicar pelo app, segundo uma pesquisa da Kantar. Essa tendência não é diferente para o setor farmacêutico. A Drogaria Araujo, maior rede de drogarias de Minas Gerais, se uniu com a empresa de tecnologia Take Blip e é a primeira empresa do segmento a ter presença no WhatsApp de forma oficial, reforçando seu perfil inovador e pioneiro.
A novidade, que foi desenvolvida em apenas dois meses, foi possível após resolução que autoriza que farmácias e drogarias usem a API do WhatsApp no Brasil, da qual Take Blip, empresa líder em soluções inteligentes de comunicação, relacionamento e vendas entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, como o WhatsApp e Instagram, é provedora oficial.
A solução permite navegação pelo catálogo para a escolha de produtos, com o pagamento sendo realizado ainda fora do aplicativo e os pedidos efetuados serão entregues em apenas 90 minutos após a confirmação da compra.
“Fomos os primeiros a adotar o modelo de drugstore, o serviço de drive-trhu e a oferecer plantão 24 horas na cidade. Agora, estamos inovando mais uma vez com as vendas por WhatsApp, certos de que a digitalização no atendimento é um importante passo para alcançarmos o nosso objetivo, de manter o crescimento sustentável tendo como base a inovação e o pioneirismo, características que tornaram a marca uma referência no mercado”, destaca o Diretor de Estratégia Digital e Cliente, André Giffoni. A expectativa da Araujo é de que, com o novo canal, as vendas ultrapassem a marca de R$1 milhão já no primeiro ano.
A rede, que é referência no Brasil quando o assunto é inovação no setor farmacêutico, já possui uma assistente virtual, a Jô, lançada em 2018, que ajuda os clientes na tomada de decisão do que comprar. Com um catálogo de produtos que conta com mais de 10 mil itens, a primeira fase do lançamento do chatbot da Drogaria Araujo não disponibilizará a venda de remédios, que ainda não são autorizados para este formato no segmento.
“Com a liberação pela Meta do uso do WhatsApp Business API para drogarias e farmácias, com restrição apenas da comercialização de medicamentos, esse segmento dá origem a uma nova etapa. As oportunidades são extremamente relevantes pois, grande parte das empresas deste segmento tem seu faturamento com itens de conveniência, suplementos, cuidados pessoais, perfumaria, dentre outros produtos permitidos para venda, superiores ao faturamento gerado por medicamentos”, afirma o Diretor de Retail, CPG e Services em Take Blip, Luiz Marcelo.
Para o executivo, o mundo empresarial está cada vez mais atento ao enorme impacto do mercado conversacional e as empresas de diversos segmentos já se atentaram para a importância de saírem na frente com um atendimento, vendas e engajamento que vai muito além do omnichannel. “O A.I. First é uma tendência que atingirá todas as companhias, das bigtechs até os comércios de bairro. As pessoas estão presentes diariamente no WhatsApp e querem ter seus locais de compra favoritos na palma da sua mão, prezando pela praticidade e bom atendimento”, pontua o Diretor.
Pagamento via WhatsApp
O pagamento de compras direto no aplicativo WhatsApp Business ainda não é possível, mas a expectativa é de que essa funcionalidade seja lançada em breve. Hoje, após a escolha do produto, forma de recebimento e preenchimento dos dados pessoais, o cliente recebe o link de pagamento. “Ao clicar no link, o browser do celular do usuário abre com os campos do cartão de crédito a serem preenchidos. Com a confirmação do pedido, o cliente deve realizar a ação de retornar ao WhatsApp. Dentro de alguns minutos, é enviado o status de pagamento, por meio de uma notificação ativa”, explica Luiz Marcelo.
“É possível realizar diversos outros serviços de forma automatizada com o uso do WhatsApp Business API, como: status de entrega de pedidos, atendimento ao cliente, agendamentos, pesquisas de satisfação etc. Em síntese, fazer um bom uso do WhatsApp Business API neste segmento, garante uma excelente experiência ao cliente e aumentos significativos das oportunidades de geração de novas receitas, como já comprovado em diversos outros setores”, finaliza Luiz Marcelo.
Para mandar uma mensagem para a Araujo basta clicar no link ou salvar o contato +55 31 3270-5000 no celular.
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