Negócios

Drogaria Araujo chega aos 115 anos com vigor

Drogaria Araujo chega aos 115 anos com vigor
Não queremos quantidade de lojas, queremos qualidade de faturamento, defendeu Modesto Araujo | Crédito: Maria Tereza Correia

Ao completar 115 anos neste mês, a Drogaria Araujo não apenas atravessou outras epidemias e a assustadora Gripe Espanhola, em 1918, como, desde o ano passado, dá sua colaboração ao combate da maior crise sanitária global da história recente. Para além da área da saúde, vivenciou guerras, crises financeiras e diferentes momentos econômicos nos âmbitos nacional e internacional.

Quem recorda é o presidente da rede de farmácias, Modesto Araujo, neto do fundador, Modesto Carvalho de Araujo. “A Araujo já passou por duas guerras mundiais, diferentes momentos econômicos e várias epidemias. Ainda assim, a empresa segue crescendo e se fortalecendo. Uma empresa de 115 anos, uma senhora com vigor de uma adolescente”, definiu.

[elementor-template id=”256530″]

Quando questionado sobre o que permitiu à empresa sobreviver por mais de um século, o empresário enaltece o pioneirismo e a inovação que acompanham a marca desde 1906.

“A Araujo foi pioneira em diversas frentes. Do plantão 24 horas, quando lá atrás meu avô já atendia os clientes de madrugada; ao meu pai que tinha o sonho de abrir uma loja em cada esquina e como não era possível, criou o Drogatel para entrega em domicílio. Também naquela época, a farmácia já tinha médicos atendendo gratuitamente”, exemplificou.

Em 1906, o Sr. Modesto, fundador da Araujo, se mudou para os fundos da primeira loja da Araujo. Dessa forma, ele conseguia atender os clientes a qualquer momento do dia ou da noite | Crédito: Divulgação

E não parou por aí, a rede implantou também o primeiro telemarketing, a primeira drogaria do País com serviço drive thru e a primeira drugstore. Agora, diante do contexto da pandemia de Covid-19, a empresa adotou outros vários diferenciais, expandindo o portfólio com máscaras e outros Equipamentos Proteção Individual (EPI), bem como álcool em gel e exames específicos para a doença. Inclusive, com o teste drive thru, que permitiu aumentar em cinco vezes o fluxo de atendimento.

“Já temos uma série de exames que podem ser feitos na farmácia, evitando que o cliente tenha que ir a um laboratório e, quanto à Covid, a novidade é que quando o teste dá positivo, se a pessoa quiser, faz uma teleconsulta com um médico do Mater Dei e já começa o tratamento imediatamente”, revelou.

A Drogaria Araujo fechou 2020 com elevação de 16% | Crédito: Charles Silva Duarte / Arquivo DC

Balanço

Diante de tantos diferenciais, a Araujo apurou crescimento de 16% no ano passado frente a 2019, enquanto o setor nacional cresceu uma média de 8% no mesmo tipo de comparação. Já para este exercício, a meta é avançar 18% sobre 2020. E a abertura de lojas deverá chegar a 50 unidades, consumindo aportes superiores a R$ 115 milhões.

Atualmente, a rede conta com 250 lojas em 45 cidades mineiras e gera 9 mil postos de trabalho. Sobre a expansão para outros estados, Modesto disse que não faz parte dos planos no momento.

“Não queremos quantidade de lojas, queremos qualidade de faturamento. Não adianta sair abrindo unidades no Rio de Janeiro, São Paulo ou Salvador, e depois ter que fechar. Por isso, por enquanto, focamos em explorar Minas Gerais. Só depois pensaremos em outras regiões”, justificou.

Hoje, a rede está presente nas regiões mineiras Central, Noroeste, Oeste, Centro-Sul, Sul e Zona da Mata.

A famosa frota de fuscas amarelos tomou as ruas de Belo Horizonte. Em 1963, nascia o Drogatel Araujo, o primeiro serviço de telemarketing e entrega do Brasil | Crédito: Divulgação

Marca própria

A Araujo também comemora o sucesso da marca exclusiva Mió, que conta hoje com mais de 130 produtos. Recentemente lançou a linha especial de suplementos alimentares. O lançamento já estava planejado, mas o crescimento expressivo do mercado de vitaminas neste cenário de pandemia acelerou o processo.

“A linha contempla produtos para atender a diversos públicos e diferentes necessidades nutricionais, de acordo com sua orientação médica, pensando sempre na qualidade de vida e bem-estar das pessoas, nosso foco principal”, disse a farmacêutica e gestora comercial da Mió, Gabriella Mascarenhas.

Entre os itens da linha de suplementos vitamínicos da Mió e demais produtos estão discos de algodão, curativos adesivos, manteiga de cacau, até pincéis de maquiagem, óleos, sabonetes líquidos, gel de arnica e itens de outras categorias.

Na década de 90, o conceito drugstore foi adicionado ao vocabulário dos mineiros como uma loja de conveniência. Desde a sua fundação, a Araujo preza pela variedade, como no anúncio de 1927 que divulga a venda “do maior sortimento de produtos do estado de Minas” | Crédito: Divulgação

Aniversário

Neste ano, para comemorar o aniversário de fundação, a Araujo realiza uma campanha: a cada R$ 115 em compras, os clientes concorrem a uma casa nova.

E para quem comprar pelo app, site ou Drogatel e optar retirar suas compras pelo Clique Retire, terá ainda um sorteio extra de um iPhone 12. Para participar, basta cadastrar a nota fiscal da compra no site araujo.com.br.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas