Drogarias Pacheco e São Paulo acelera processo de digitalização

Consideradas parte do grupo de serviços essenciais, drogarias e farmácias, mesmo com as portas abertas, tiveram que se reinventar e modernizar seus negócios.
Enquanto as independentes e pequenas empresas do ramo lutam contra o curto fluxo de caixa e capacidade de investimento, as maiores redes se deparam com dificuldades logísticas e o peso da própria máquina, o que pode causar uma lentidão perigosa na tomada de decisão.
O grupo formado pelas Drogarias Pacheco e São Paulo (DPSP), com 1.400 unidades próprias espalhadas pelo Brasil – sendo cerca de 90 em Minas Gerais -, também enfrenta o desafio acelerando o processo de digitalização da empresa e lançando serviços.
De acordo com o gerente regional de Minas Gerais e Espírito Santo do Grupo DPSP, Rony Carvalho, projetos que estavam em andamento estão sendo adiantados em um ano a cada 30 dias. Para conseguir atender a população do entorno das lojas de uma forma mais rápida, especialmente aos clientes do grupo de risco, mais de 600 lojas do grupo em todo o País passam a oferecer o delivery rápido – em que os pedidos são feitos por telefone diretamente nas lojas e entregues pelos próprios funcionários, em uma distância de até um quilômetro, sem taxas de entrega.
Algumas lojas também estão implementando o delivery rápido para distâncias um pouco maiores, por meio de empresas contratadas pelas farmácias para distâncias de até 10 quilômetros.
“Reunimos os diretores nacionais e regionais diariamente para discutir e acelerar as soluções. A empresa e a população estão reagindo bem às mudanças. O perfil mais conservador e apegado ao contato do mineiro nos gerava alguma apreensão, mas ao contrário, as pessoas aqui mostraram uma mente aberta, aceitado as novas possibilidades rapidamente. O delivery funciona na Grande BH com entregas rápidas e planejadas para fora da região metropolitana. O que acontece agora é que isso aumentou muito o volume, então aceleramos alguns serviços. Alocamos mais lojas em outras cidades, inclusive, para fazer mais rápido: Montes Claros (Norte de Minas), Barbacena (Campo das Vertentes), Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e Juiz de Fora (Zona da Mata), e mais dois pontos em Belo Horizonte. E também praticamente em todas as lojas o delivery de raio curto. O próprio funcionário faz a entrega. É o funcionário que o cliente já conhece e confia. Tudo isso com a máxima segurança sanitária”, explica Carvalho.
O “clique e retire” também foi uma estratégia que recebeu reforço nesses tempos de pandemia. O cliente pode comprar e pagar via internet e apenas retirar na loja. O produto fica à espera já separado e embalado. Nas lojas com estacionamento a entrega está sendo feita em uma espécie de drive thru, sem que o consumidor precise descer do carro. Dessa forma a operação fica mais rápida e sem a necessidade de contato físico com equipamentos ou funcionários.
“Cada dia ainda aprendendo mais sobre segurança. Já existiam protocolos de segurança muito rigorosos, o que facilita o nosso dia a dia. É um ciclo de todo um projeto do trabalho que não é de agora. Mas nós também temos nossos medos. Temos que gerar segurança e comprometimento. Com 1.400 lojas a grande preocupação é como operar lojas tão diferentes. Deixamos de vender alguns produtos porque não apresentavam segurança, qualidade ou porque não tinha padrão. O nosso atendimento tem que ser o mesmo em todo lugar”, pontua o gerente regional de Minas Gerais e Espírito Santo do Grupo DPSP.
Para garantir esse padrão de atendimento, treinamento é fundamental. E, em um momento de tantas incertezas, manter a clareza e transparência ao longo do processo foi a opção do Grupo. Lidando diretamente com a possibilidade de contágio mais alta que a média e com as dúvidas da população, a estratégia é fortalecer as equipes com conhecimento.
“Tudo que está acontecendo gera muita ansiedade. Nosso caminho foi levantar as dúvidas e as possibilidades. Precisávamos engajar o time, fazer com que comprassem a ideia e isso tinha que ser feito de forma organizada. Só assim podemos garantir o melhor atendimento para o nosso cliente e a melhor situação de segurança para o funcionário”, destaca o gestor.
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