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Supermercado D’Ville agiliza atendimento com pagamento por reconhecimento facial

Sistema utilizado conecta todo o ecossistema de meios de pagamento
Supermercado D’Ville agiliza atendimento com pagamento por reconhecimento facial
ládio Isoppo e Ricardo Fritsche, cofundadores da startup Payface, parceiros da rede D’Ville | Crédito: Divulgação/Supermercado D’Ville

A rede de supermercados mineira D’Ville, de Uberlândia (Triângulo Mineiro), com cinco lojas na cidade, já colhe os frutos em adotar a opção de reconhecimento facial como pagamento. A parceria com startup Payface tem dado resultados e agilizado o atendimento quase dez vezes mais rápido.

“A gente acompanha muito a tecnologia e busca sempre inovação para nossas lojas. Então, resolvemos adotar o sistema porque sabemos que as transações do dinheiro estão cada vez mais práticas e o uso das cédulas cada vez mais raras”, comenta o CEO da rede de supermercado D’Ville, Leandro Borges Carrijo.

Ele conta que fez um projeto-piloto em 2021, em uma das lojas da rede, a do bairro Santa Mônica, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e com um resultado satisfatório ampliaram para todas as lojas. De acordo com dados da startup, o sistema permite que o pagamento seja mais rápido.

Uma forma que caiu nas graças da clientela e após três anos de uso, o número de novos usuários só aumenta. Carrijo destaca que na última loja inaugurada da rede, nem 3% das transações estão sendo feitas em dinheiro. “Foi um movimento forte que começou com os cartões, depois os cartões digitais e o uso do celular, o Pix e, agora, você não precisa de nenhuma documentação. Apenas a leitura do seu rosto permite o pagamento, tornando a operação muito rápida e prática”, comenta.

O sistema permite ao varejista a diminuição de filas, além de agilizar e melhorar a experiência do consumidor no momento de identificação e pagamento no caixa. E esse é o principal objetivo da fintech catarinense Payface com quem a rede possui parceria. O sistema customiza a tecnologia de forma a permitir que os consumidores se identifiquem e façam o pagamento em um único processo.

“É uma mudança de cultura, as pessoas estavam acostumadas a pagar das formas tradicionais, e o cartão é muito forte ainda”, diz Carrijo. Ele conta que estão fazendo campanhas e investindo nos pontos de venda, colocando um agente para poder abordar o cliente e explicar como funciona para criar a cultura do uso da nova ferramenta e torná-la padrão.

Presente no mercado desde 2018, o sistema conecta todo o ecossistema de meios de pagamento – de cartões de crédito, private labels (cartões de varejistas), wallets (carteiras virtuais), entre outros -, sem que o usuário necessite procurar a carteira, digitar CPF ou usar um dispositivo toda vez que quiser fazer uma compra. “Ao inserir o rosto, a pessoa já consegue receber os descontos e já tem a pontuação do clube de vantagens ativadas”, comenta o CEO do D’Ville.

Carrijo explica que quis trazer comodidade para o cliente. “O cliente, às vezes está com criança, ou é idoso e o reconhecimento facilita o processo. Você não precisa mais mexer em bolsa, pegar carteira, é ágil e prático”, diz.

O diretor de marketing da startup Payface, Rafael Appugliese, conta que a ideia surgiu de um incômodo dos dois sócios criadores da empresa. Eles trabalhavam juntos e quando iam almoçar se incomodavam com as grandes filas de pagamento dos restaurantes. Assim, pensaram em criar juntos uma solução. Eles abriram a empresa em 2018 e na pandemia aceleraram o processo de pagamento sem contato. “O processo que eles criaram não precisa encostar em nada e nem apertar nenhuma tecla”, comenta Appugliese.

O diretor de marketing ressalta ainda que o supermercado mineiro foi um dos primeiros clientes da startup. O processo além de economizar tempo contribui com o meio ambiente uma vez que quando adotado completamente reduzirá a emissão de cartões, reduzindo o lixo plástico no mundo.

A startup ainda viabiliza outras soluções que eliminam a emissão de plástico como a substituição dos cartões de parcelamento das lojas varejistas. Eles estão substituindo este tipo de cartão por um cartão digital em que a pessoa tenha acesso pelo celular.

Cliente precisa se cadastrar para pagar com biometria facial

Para fazer uso da tecnologia, os clientes precisam baixar o aplicativo do supermercado, cadastrar e solicitar a opção de pagamento por reconhecimento facial. E para usar o sistema, é preciso ter um cartão de crédito.

Porém, para 2024, a grande novidade pode ser o atrelamento do serviço ao Pix. “Se liberado pelo Banco Central, a Payface espera oferecer aos clientes, já em 2024, a biometria facial com opção de Pix também”, conta Appugliese.

Expansão à vista na rede de supermercados mineira

Nos próximos três anos, a rede espera chegar a oito lojas na cidade do Triângulo Mineiro. A expansão reforça as previsões positivas percebidas pelo setor. Em reportagens anteriores para o DIÁRIO DO COMÉRCIO, Antônio Claret, presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), já havia informado que a expectativa de crescimento do setor é de 2,85% em 2023.

A previsão da rede de supermercados D’Ville é que eles inaugurem uma loja a cada ano até 2026. Todas também com o sistema de pagamento.

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