Dynadok lança IA para validação automatizada de documentos
No mundo cada vez mais competitivo, a eficiência e a agilidade são fundamentais para o desenvolvimento das empresas. Um dos grandes desafios é tornar os processos mais ágeis, mas com qualidade e assertividade. Neste cenário, o empresário mineiro Willian Valadão decidiu explorar as aplicações da inteligência artificial (IA). Após estudos, inclusive na Inglaterra, ele fundou a Dynadok, startup que oferece soluções inovadoras de validação automatizada de documentos com inteligência artificial.
A empresa, que nasceu em maio de 2024, já demonstra um potencial de mercado expressivo e expectativas robustas de crescimento. No ano passado, a Dynadok registrou faturamento de R$ 1 milhão, e a expectativa é encerrar 2025 com R$ 3 milhões.
Até o momento, a startup, que atende médias e grandes empresas, conta com 20 clientes e projeta encerrar o ano com outros 30. Os principais setores atendidos são os de celulose, construção civil e educação, e há planos para atuar nos setores jurídico e público, junto a prefeituras. O atendimento, até agora, ocorre em nível nacional, mas a projeção é chegar à União Europeia em 2026.
“Estamos crescendo bastante porque trouxemos uma solução inovadora que atende às dores das empresas. Na validação de documentos, as empresas em todo o mundo enfrentam problemas, por ser um processo demorado, sensível, que envolve muitas pessoas e não admite erros. Com a nossa tecnologia, conseguimos agilizar os processos, reduzir os custos e eliminar os erros manuais na análise de documentos”, disse Valadão.
A tecnologia da Dynadok permite a leitura e análise instantânea de documentos em diversos formatos – como PDF e imagens, inclusive digitalizadas -, desde os mais simples, como documentos de identificação pessoal, até os mais complexos, com centenas ou milhares de páginas, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), exigido na área de mineração.

“A conferência manual de documentos exige tempo, recursos humanos e, muitas vezes, resulta em gargalos operacionais. A Dynadok resolve essa dor ao automatizar o processo de ponta a ponta. O nível de assertividade é alto, com média acima de 95%. A análise é instantânea e pode ser escalada, permitindo a verificação de mais de 50 mil processos em minutos. Temos relatos de clientes que necessitavam de cerca de 70 pessoas para realizar as análises e agora fazem o mesmo trabalho com oito profissionais. Essa otimização libera as equipes para atividades mais estratégicas.”
Até o momento, não houve captação de recursos no mercado para investimentos, devido à rápida geração de caixa. Mas, segundo Valadão, há planos de buscar aportes para financiar a expansão internacional em 2026, com foco inicial na União Europeia. “Estamos com conversas avançadas com uma empresa francesa, que nos procurou via LinkedIn, o que representa o reconhecimento de uma solução que veio para atender uma demanda mundial”, explicou.
Ouça a rádio de Minas