Negócios

E-commerce: Brasil conta com 598 empresas no segmento

E-commerce: Brasil conta com 598 empresas no segmento
Crédito: Pixabay

Estudo inédito da Pipeline Capital, escritório de M&A focado em empresas movidas pela tecnologia, em parceria com o E-Commerce Brasil, revela que o comércio eletrônico brasileiro já é atendido por pelo menos 598 empresas que oferecem os mais variados serviços dentro de seus nichos de atuação. O ‘Scape Report de e-commerce’ aponta nove categorias e 36 subcategorias, sendo que a maior parte dos negócios se enquadra no Marketing e Vendas, com 128 empresas (28% do total), o que demonstra que o comércio digital demanda estratégias mercadológicas e comunicação. Entre as outras áreas mapeadas estão implementação e plataformas, meios de pagamento, marketplaces, gestão de operações, logística, atendimento a clientes, segurança e suporte.

Segundo o sócio da consultoria, Pyr Marcondes, o ritmo de digitalização, nos últimos anos, vinha se apresentando robusto e passando por um momento de maior diversificação. “A expectativa é que em 2021 haja um aprofundamento dessas tendências, vamos acompanhar o surgimento de outras subcategorias, novas plataformas, o comércio online com certeza despontará como um dos setores mais promissores na retomada econômica”, destaca.

Para se ter uma ideia do tamanho e relevância do ecossistema brasileiro, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcom), o faturamento do e-commerce nacional alcançou a marca de R$ 41,92 bilhões, isso de janeiro até agosto de 2020. No comparativo com os oito primeiros meses de 2019, houve registro de crescimento de 56,8%, muito acima da estimativa inicial (18%).

Com esses números, o Brasil, segundo o Emarketer – Instituto internacional de pesquisa e análise de comportamento e tendências econômicas em setores tech driven – figura como o 10º país em volume e relevância de e-commerce no mundo. Além disso, outro dado relevante: o país é o quarto maior mercado de internet mundial, com 150 milhões internautas, sobre uma população de mais de 209 milhões, segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com o Emarketer, o Brasil representa cerca de 42% de todo o e-commerce B2C (Empresa para Consumidor) da América Latina.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas