Brasileiros acessaram mais o e-commerce via mobile em junho

Em junho deste ano, mais de 78% dos acessos ao e-commerce no Brasil foram feitos via mobile, a partir de aparelhos celulares. O cenário é uma tendência cada vez mais forte, especialmente com a expansão da internet rápida e móvel para os brasileiros. Ainda assim, cerca de 22% dos acessos a sites de e-commerce continuam sendo feitos de forma tradicional, por desktops. Os tablets ainda têm baixa participação e foram agrupados nos dados de celular/mobile.
As informações são da pesquisa mais recente de estudo global da empresa americana de consultoria empresarial Mckinsey & Company na qual os acessos através de aplicativos foram contabilizados somente em aparelhos com sistema operacional Android.
Conheça os 10 segmentos do e-commerce mais acessados
Segmento Mobile Desktop Aplicativo
1 – Calçados 72,7% 18,8% 8,5%
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
2 – Casa & Móveis 69,1% 23,0% 7,9%
3 – Comidas & Bebidas 39,5% 14,0% 46,5%
4 – Cosméticos 68,9% 14,3% 16,8%
5 – Educação, Livros & Papelaria 42,2% 51,1% 6,7%
6 – Eletrônicos & Eletrodomésticos 66,6% 24,3% 9,1%
7 – Esportes 67,3% 19,6% 13,1%
8 – Farmácia & Saúde 71,1% 16,9% 12,1%
9 – Ferramentas & Acessórios 62,7% 33,2% 4,1%
10 – Importados 34,8% 25,0% 40,2%
No cenário geral, o acesso mobile se mantém líder no e-commerce com 55,7% da participação das visitas totais. Esses números apontam uma tendência na qual os mecanismos de busca são cada vez mais essenciais para os e-commerces, uma vez que 25,8% das visitas aos sites são provenientes de buscas orgânicas e 17,9% representam buscas pagas.
Ainda de acordo com a pesquisa, o líder em participações nas buscas ainda é o tráfego direto, que ocorre quando é digitado o endereço da loja diretamente no navegador e ele representa 46,5% das visitas.
Mais curiosidades sobre as buscas no e-commerce
- Pesquisa do Hubspot, atualizada em 2020, afirma que cerca de 75% dos usuários que fazem pesquisas no Google não chegam até a segunda página de resultados.
- Os brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica do que em links patrocinados, conforme estudo da Conversion.
- Segundo dados da plataforma Net Market Share, o Google recebeu, em 2020, quase 94% de todas as visitas mobile feitas a buscadores em todo o mundo.
- Números da Pesquisa Consumidor Digital 2020, da Conversion, mostram que 62,5% das pessoas que compram online fazem alguma pesquisa no Google sobre marcas ou produtos em que possuem interesse.
Ouça a rádio de Minas