Negócios

Brasileiros acessaram mais o e-commerce via mobile em junho

Nesse cenário, o líder em participações nas buscas do e-commerce ainda é o tráfego direto
Brasileiros acessaram mais o e-commerce via mobile em junho
Foto: Adobe Stock

Em junho deste ano, mais de 78% dos acessos ao e-commerce no Brasil foram feitos via mobile, a partir de aparelhos celulares. O cenário é uma tendência cada vez mais forte, especialmente com a expansão da internet rápida e móvel para os brasileiros. Ainda assim, cerca de 22% dos acessos a sites de e-commerce continuam sendo feitos de forma tradicional, por desktops. Os tablets ainda têm baixa participação e foram agrupados nos dados de celular/mobile.

As informações são da pesquisa mais recente de estudo global da empresa americana de consultoria empresarial Mckinsey & Company na qual os acessos através de aplicativos foram contabilizados somente em aparelhos com sistema operacional Android.

Conheça os 10 segmentos do e-commerce mais acessados

Segmento                                                  Mobile            Desktop              Aplicativo

1 – Calçados                                               72,7%               18,8%                    8,5%

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


2 – Casa & Móveis                                     69,1%               23,0%                    7,9%

3 – Comidas & Bebidas                             39,5%              14,0%                   46,5%

4 – Cosméticos                                           68,9%              14,3%                   16,8%

5 – Educação, Livros & Papelaria              42,2%              51,1%                     6,7%

6 – Eletrônicos & Eletrodomésticos           66,6%              24,3%                    9,1%

7 – Esportes                                                67,3%              19,6%                   13,1%

8 – Farmácia & Saúde                                 71,1%              16,9%                   12,1%

9 – Ferramentas & Acessórios                   62,7%              33,2%                     4,1%

10 – Importados                                         34,8%               25,0%                   40,2%

No cenário geral, o acesso mobile se mantém líder no e-commerce com 55,7% da participação das visitas totais. Esses números apontam uma tendência na qual os mecanismos de busca são cada vez mais essenciais para os e-commerces, uma vez que 25,8% das visitas aos sites são provenientes de buscas orgânicas e 17,9% representam buscas pagas.  

Ainda de acordo com a pesquisa, o líder em participações nas buscas ainda é o tráfego direto, que ocorre quando é digitado o endereço da loja diretamente no navegador e ele representa 46,5% das visitas.

Mais curiosidades sobre as buscas no e-commerce

  • Pesquisa do Hubspot, atualizada em 2020, afirma que cerca de 75% dos usuários que fazem pesquisas no Google não chegam até a segunda página de resultados.
  • Os brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica do que em links patrocinados, conforme estudo da Conversion.
  • Segundo dados da plataforma Net Market Share, o Google recebeu, em 2020, quase 94% de todas as visitas mobile feitas a buscadores em todo o mundo.
  • Números da Pesquisa Consumidor Digital 2020, da Conversion, mostram que 62,5% das pessoas que compram online fazem alguma pesquisa no Google sobre marcas ou produtos em que possuem interesse.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas