E-commerces da América Latina não oferecem uma boa experiência de compra
Segundo dados do E-commerce Quality Index (EQI), único estudo na América Latina que analisa a qualidade das informações nas páginas de produto do e-commerce sob o ponto de vista do consumidor, a falta de comentários foi o fator que mais impactou negativamente na experiência de compra online.
A edição de 2021 do estudo foi criado pela Lett, startup especialista em Trade Marketing Digital e adquirida recentemente pela Neogrid, analisou o conteúdo digital de mais de 160 e-commerces, 170 mil marcas e mais de 3 milhões de páginas de produtos na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru.
Os dados foram coletados entre os meses de agosto e setembro deste ano e avaliam as informações nas páginas de produtos que mais impactam na experiência de compra do consumidor final.
Em 2021, em uma escala de 0 a 100 pontos, o EQI da América Latina atingiu nota 44. A pontuação é inferior ao índice de 60, recomendado pelo estudo para uma boa experiência de compra online.
O índice analisa o número de imagens presentes nas páginas de produto, número de palavras na descrição, quantidade de caracteres no título e categorização do item no e-commerce e quantidade de avaliações e comentários dos consumidores.
Na classificação por país, o Brasil foi o que teve o melhor desempenho com 45 pontos, seguido pela Colômbia com 42, Chile e México ficaram empatados com 39. A Argentina ocupa a 4° colocação com 34 pontos e o último no ranking é o Peru com apenas 32.
De acordo com o estudo, a falta de avaliações nas páginas de produtos é a informação que mais prejudica a experiência de compra nos países analisados e esse também foi o critério que mais impactou negativamente no índice do EQI América Latina 2021. No Peru e na Argentina as avaliações dos consumidores são praticamente inexistentes nos e-commerces.
EQI Brasil
Em relação a 2020,a nota do EQI Brasil 2021 mostrou um pequeno avanço em relação à qualidade das informações nas páginas de produtos, com aumento de 5%. De 43 o EQI Brasil 2021 subiu para 45 pontos.
No entanto, mesmo com a melhora apontada pelo estudo, o índice do país ainda está abaixo do recomendado. No Brasil, o maior problema do e-commerce é o pouco uso de ferramentas de avaliações e comentários nas páginas de produtos, situação que já havia sido apontada por edições anteriores do índice.
Por outro lado, os varejos do país tem focado cada vez mais em títulos completos, produtos categorizados e em um maior número de imagens.
Análise por categoria EQI Brasil
No Brasil, de acordo com os sites analisados, a categoria Pet e Agro foi a que teve o melhor desempenho com 52 pontos, seguida por Casa & Cia e Marketplace que empataram com 48.
Na categoria Pet e Agro, o varejo Pet Love e a marca Whiskas conquistaram as primeiras posições na classificação do índice.
As categorias Produtos de Alto Giro e Eletro ficaram entre as piores categorias analisadas pelo estudo.
Ranking dos 10 melhores sites do Brasil
1º Pet Love
2º Bemol
3º Amazon
4º Beleza na Web
5º Época Cosméticos
6º Clima Rio
7º Leveros
8º Americanas
9º Cobasi
10º Araújo
Ranking das 10 melhores marcas do Brasil
1º Axton
2º Quatree
3º Dogpper
4º Foundation
5º Zooz
6º Sensea
7º Exeway
8º Dexter
9º Farmina
10º Matelasse
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