Negócios

Ecossistema Contábil oferece capacitação para estimular o setor

Convenção de Empreendedores Contábeis foi realizada em Belo Horizonte e reuniu 528 profissionais de 63 cidades de Minas Gerais
Ecossistema Contábil oferece capacitação para estimular o setor
Crédito: Divulgação Ecossistema Contábil

A capacitação e atualização dos profissionais da contabilidade são essenciais para transformar o futuro do setor. Desde 2022, o Ecossistema Contábil, em parceria com entidades, realiza eventos com o objetivo de reunir líderes e profissionais da contabilidade e apresentar as tendências, inovações e estimular o fortalecimento coletivo. Em 2024, a Convenção de Empreendedores Contábeis foi realizada em Belo Horizonte e reuniu 528 profissionais de 63 cidades de Minas Gerais.

De acordo com a diretora e uma das fundadoras do Ecossistema Contábil, cuja sede é em Sete Lagoas (região Central), Lusciméia Reis, os profissionais de contabilidade enfrentam muitos desafios para se manterem no mercado e economicamente sustentáveis. Os gargalos são ainda maiores no interior, onde os profissionais têm mais dificuldades em participar de capacitações.
“Nos eventos reunimos líderes e profissionais da contabilidade e promovemos o aprendizado, a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos. Assim, escolhemos temas relevantes e fundamentais para fortalecer e desenvolver os profissionais”, diz.

Lucisméia Reis
Crédito: Divulgação Ecossistema Contábil

Evento reúne profissionais

Este ano, pela primeira vez, o Ecossistema Contábil foi na capital mineira. Realizada no final de julho, a 1ª Convenção de Empreendedores Contábeis em Belo Horizonte contou com a participação de 528 participantes de 63 cidades. O evento foi realizado pelo Ecossistema Contábil, Sebrae Minas e Rede Integrar.

Conforme Lusciméia Reis, durante o evento foram realizadas várias palestras que abordaram temas diversos e fundamentais para o setor. Entre os assuntos discutidos estão as inovações, o marketing, vendas, experiência do cliente, planejamento tributário como ferramenta estratégica, gestão de pessoas, ESG, Agenda 2030, inteligência artificial, entre outros. A programação incluiu ainda a internacionalização do mercado contábil e histórias inspiradoras de superação de contadores.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Foi uma honra realizar o evento em Belo Horizonte. Estamos, através dos eventos, transformando os negócios e ajudando a fortalecer financeiramente os escritórios de contabilidade. Com o evento, também conseguimos conscientizar e estimular a cultura associativa e o cooperativismo entres os profissionais da contabilidade”, destaca.

Eventos itinerantes são promovidos

Além da convenção anual, há ainda eventos itinerantes promovidos pelo Ecossistema Contábil. Ao todo, já foram 12 edições em cidades diferentes pelo interior de Minas Gerais. O objetivo é o mesmo da convenção: levar as informações essenciais do mercado para os profissionais da contabilidade. Para isso, são escolhidas cidades polos e, através de parcerias, fomentada a participação de profissionais das cidades próximas.

Conforme Lusciméia Reis, cada edição itinerante atrai cerca de 200 contadores. Ao todo, houve a capacitação de mais de 1.000 profissionais em Minas Gerais.

“A organização se dedica a gerar oportunidades inclusivas e sustentáveis, promovendo, então, a maturidade fiscal nas empresas e transformando vidas. Realizamos eventos em todo o interior de Minas Gerais, colaborando com associações de contadores, sindicatos e delegacias de CRC, sempre com o apoio de patrocinadores que acreditam no potencial do setor contábil”, ressalta.

Profissional contábil é essencial

Lusciméia Reis ressalta ainda a importância do setor contábil para a economia. “O setor contábil é uma força motriz na economia nacional, são mais de 528 mil profissionais da contabilidade ativos no País. Em Minas Gerais temos 10.675 escritórios contábeis, portanto, um volume expressivo. São estes profissionais que ditam as mudanças da gestão de empresas. O profissional contábil também é o responsável pela interlocução entre empresas e governo”, observa.

Conforme a representante do Ecossistema Contábil, as negociações para as próximas edições, em 2025, estão em curso. Entre os possíveis locais estão as cidades de Montes Claros, no Norte de Minas, e Ubá, na Zona da Mata.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas