Eletromidia anuncia aquisição da mineira Urbana Mídia e amplia presença em BH
A Eletromidia, do Grupo Globo, firmou um acordo para aquisição da mineira Urbana Mídia, responsável pela operação e exploração publicitária dos abrigos de ônibus nas paradas do transporte público de Belo Horizonte. A operação avança para a etapa de conclusão, com o fechamento sujeito ao cumprimento de determinadas condições suspensivas.
A aquisição deve ampliar em 45% o alcance semanal da plataforma Ruas da Eletromidia em Belo Horizonte, passando a impactar 1,5 milhão de pessoas por dia. O movimento integra o plano de expansão e digitalização do inventário da marca e deve reforçar a capacidade da empresa de atender grandes marcas, além de pequenos e médios negócios locais.
Assim, a Eletromidia se torna o principal player do mercado de out-of-home (OOH) — ou mídia fora de casa — da capital mineira, reforçando sua presença em uma das praças mais estratégicas do mercado nacional. Atualmente, Belo Horizonte é o terceiro maior mercado publicitário do País, segundo dados do Ibope Monitor.
- Leia também: ‘Mídia fora de casa’: saiba mais sobre o segmento que já movimentou R$ 1,18 bi no mercado publicitário
Com o acordo, a empresa passa a assumir o contrato de concessão da Urbana com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), válido até 2041. O contrato prevê a instalação, manutenção e exploração publicitária de 1,3 mil abrigos de ônibus — dos quais 1.140 já estão implantados, com 100 faces digitais e 1.256 estáticas.
O movimento representa um crescimento expressivo da presença da Eletromidia em Belo Horizonte, com 96% mais telas digitais, 17 vezes mais faces estáticas e sete vezes mais faces totais.

Segundo o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, Belo Horizonte é uma praça estratégica e uma das mais relevantes para o plano de crescimento da companhia. Ele destaca que a aquisição da Urbana acelera o avanço da empresa em digitalização, integração de formatos e expansão de cobertura.
“Essa operação amplia nosso alcance e fortalece o propósito de gerar impacto positivo, conectando dados, criatividade e escala para marcas que desejam estar mais próximas das pessoas. Mais do que expansão, trata-se de consolidar a presença da Eletromidia no cotidiano urbano e seguir construindo uma plataforma que une negócios e propósito”, afirma.
Impacto social e experiência urbana
A negociação também permitirá à empresa levar para Belo Horizonte o projeto Abrigo Amigo, iniciativa que transforma pontos de ônibus em espaços mais seguros e acolhedores para quem aguarda o transporte público durante a noite.


Além disso, a Eletromidia reforça sua presença já consolidada na jornada urbana da população, com atuação em edifícios comerciais e residenciais, bancas de jornal, mobiliário urbano em estações da TemBici e grandes formatos, como empenas e painéis digitais.
O plano de integração também prevê a modernização e digitalização gradual do inventário urbano, com meta de atingir 200 telas digitais nos próximos meses. A iniciativa busca ampliar o dinamismo, a segmentação e a conexão com dados em tempo real.
Com a conclusão da operação, a Urbana Mídia passará a integrar um ecossistema com alcance mensal de cerca de 60 milhões de pessoas, distribuído em quase 68 mil pontos de contato, dos quais 47 mil são ativos digitais — um dos maiores inventários digitais do País.
A Eletromidia é uma das poucas empresas do segmento a atuar em múltiplas verticais do OOH, como ruas, edifícios, shoppings, aeroportos, transportes e mídia de bordo. Atualmente, está presente em 11 dos principais mercados do País.
Já a Urbana Mídia possui cerca de 200 faces digitais e 14 mil estáticas, registrando aproximadamente 300 mil inserções digitais e 55 milhões de pessoas impactadas por semana em Belo Horizonte.
Ouça a rádio de Minas