Em busca de novas receitas, Pardini lança marketplace

O Grupo Pardini lança, nos próximos dias, um marketplace B2B para atender laboratórios, clínicas, hospitais e demais empresas de saúde. Trata-se da Pardis Distribuidora, uma plataforma digital que vai reunir produtos e serviços do grupo e de outros fabricantes, distribuidores e representantes nacionais e internacionais. O canal funcionará como um shopping virtual no modelo one stop shop com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso à saúde de qualidade num modelo único para o setor no País.
A plataforma vai reunir milhares de produtos. Kits de coleta, reagentes, equipamentos para operação e de proteção individual, materiais de pós-analítico, produtos alimentícios e de limpeza, uniformes, cursos e treinamentos, papelaria personalizada, mobiliários, entre outros.
De acordo com o diretor de negócios lab-to-lab do Grupo Pardini, Fernando Ramos, foram investidos cerca de R$ 2 milhões em tecnologia e ajustes do Centro de Distribuição (CD), que já atende o grupo em outras frentes. O site já nasce com cerca de 400 produtos disponíveis, número que deverá saltar para 1.500 até o fim deste exercício. Além disso, inicialmente são 12 sellers conectados e um pipeline com outros 30 que já se encontram em processo de análise documental e negociação.
“Já fizemos pelo menos uma venda para 2,2 mil laboratórios, o equivalente a 35% da base da nossa base de clientes. Temos muito a crescer e, por isso, estamos dando um novo salto com o marketplace, levando diferentes produtos não apenas aos cerca de 7 mil clientes que temos em todo o País, mas também a outros stakeholders interessados em nosso know how e expertise”, explica.
Ramos lembra que a Pardis teve início com a distribuição de testes rápidos para laboratórios e empresas parceiras durante a pandemia de Covid-19. Apenas na fase experimental foram processados mais de 7 mil pedidos para 2,2 mil laboratórios, em mil cidades brasileiras, com faturamento superior a R$ 30 milhões. Além disso, mais de 60% dos clientes fizeram mais de uma compra.
Os resultados estimularam o Pardini a implantar duas novas fases do projeto, qualificando-o como um novo negócio da companhia. Dessa maneira, a Pardis passa a atender todas as empresas de saúde do País, em especial as pequenas e médias. Segundo o diretor, as análises realizadas durante o processo de implantação da plataforma mostraram que, apesar da digitalização, na maior parte das empresas de saúde de pequeno e médio porte a compra de insumos continua sendo analógica. Ou seja, mantém-se uma cultura de cotação de preços feita por e-mail, telefone ou WhatsApp, além da necessidade de manutenção de estoque e múltiplos fornecedores.
“A plataforma da Pardis surge como uma opção digital, com praticidade em todo o processo. Além de encontrar em uma mesma plataforma virtual, a maior parte dos produtos necessários para laboratórios, clínicas, pequenos hospitais e farmacêuticas, o cliente consegue melhores preços, faturamento integrado, prazo para pagamento, rastreabilidade e agilidade na entrega. Sem falar na segurança de poder contar com diversos produtos homologados pela área de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Pardini”, ressalta.
Ele também destaca que um dos diferenciais da Pardis é o uso da estrutura logística que já atende ao Grupo Pardini. São mais de 2 mil municípios acessados diariamente, além dos mais de 100 pontos de apoio e 390 rotas.
Além do CD específico para suprimentos junto ao Núcleo Técnico Operacional, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), outros quatro estão mapeados e serão implantados em breve. As estruturas vão atender as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, podendo ou não utilizar as estruturas já existentes do Pardini no Pará, Fortaleza, Santa Catarina e Goiás.
“A ideia é conferir uma maior celeridade para os clientes, sendo mais ágeis nas entregas. E também numa perspectiva de evolução do marketplace, transformá-los em full commerce, apoiando as entregas de nossos parceiros”, conclui.
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