Em crescimento no mercado mineiro, Beezy Brasil planeja expansão para São Paulo

A fabricante mineira de produtos apícolas Beezy Brasil vem apresentando forte crescimento desde que foi criada, em junho deste ano. A marca já está presente em diversas lojas de redes varejistas espalhadas por diferentes regiões de Minas Gerais. O próximo passo é a expansão para o mercado paulista em 2025.
De acordo com o sócio e diretor comercial da empresa, Johnathan Cristian, o desempenho apresentado até o momento tem superado as expectativas iniciais. Ele ressalta que a Beezy surgiu com a ideia de ser uma marca disruptiva em Minas, que é um estado com um mercado muito tradicional, marcado pela presença de empresas com décadas de atuação no segmento apícola.
O empresário acredita que esse crescimento aconteceu de forma muito rápida, com os produtos da fabricante marcando presença nas principais redes supermercadistas e drogarias do Estado em menos de sete meses.
“As nossas projeções estão sendo superadas a cada mês. Para o próximo ano, temos um plano audacioso de ser o líder em Minas, considerando o que estamos desenvolvendo e o nosso crescimento em marketing share”, afirma.
Para ele, um dos grandes diferenciais da empresa está na execução de campo, com apostas em trade marketing, dupla exposição e na execução de cross merchandising com produtos da área de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), além do desenvolvimento de embalagens com designs disruptivos.

No entanto, Cristian pontua que um dos principais desafios que a marca tem enfrentado está relacionado a uma postura de maior desconfiança do consumidor em relação às marcas mais novas. Para o diretor comercial da Beezy Brasil, é preciso mudar esse pensamento do público, por meio da demonstração de que a empresa trabalha com produtos naturais e de boa qualidade.
Expansão e presença da Beezy Brasil
A marca de produtos apícolas está presente em unidades das redes Supermercados BH, Mart Minas, Supernosso, Verdemar, Bem Hortifruti, Bahamas e Villefort, o que contribui para uma maior capilaridade em diferentes regiões de Minas Gerais.
Johnathan Cristian relata que a empresa também está prestes a iniciar um projeto piloto em uma loja gourmet da rede ABC na cidade de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado.
Quanto ao segmento de farmácias e drogarias, a Beezy já conta com produtos sendo comercializados em operações de marcas como Drogaria Araujo, Drogaria Minas-Brasil, Droga Clara, Drogarias Minas Mais e a Biomax.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais a marca no mercado mineiro, o dirigente relata que a empresa fechou uma parceria com a Oriente Farma, uma das maiores distribuidoras farmacêuticas do Estado.
“A Oriente Farma nos deu exclusividade para poder levar a marca Beezy para todas as farmácias dentro de Minas Gerais, tanto aquelas da Febrafar quanto da Abrafad e da Unifabra. Isso foi um grande avanço para nós, que já estamos nas grandes redes, mas também gostaríamos de estar nas pequenas”, explica.
Cristian ainda destaca que a fabricante mineira também está com mais um projeto voltado para o segmento alimentício. O projeto piloto será realizado em parceria com a Divigula Distribuidora em Divinópolis.
“Essa empresa será a nossa primeira distribuidora no canal alimentar. O projeto deve começar a partir da segunda quinzena de dezembro”, completa.
Outra novidade citada pelo empresário é que os produtos da Beezy estão prestes a serem comercializados em uma das maiores redes de hortifruti do Brasil, a Oba Hortifruti, no próximo ano. A marca fará sua estreia em uma unidade localizada no município de Campinas, em São Paulo.
“A partir de janeiro, já teremos o plano de negócio pronto para 2025, com a inclusão de São Paulo. Vamos começar com o Oba, que é a nossa referência inicial”, disse.
Porém, ele ressalta que o foco, no momento, está em fortalecer a presença da marca em Minas, por se tratar de um estado de grandes dimensões e com grande número de cidades.
“Para não ser só mais uma marca de mel, gostaríamos de dedicar um tempo ainda maior em Minas”, pontua.
O diretor comercial afirma que a empresa está atenta a outras oportunidades nos estados mais próximos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de toda a região Nordeste do País.
Ele explica que o mais importante, no momento, é garantir uma posição de liderança em um mercado como o mineiro, por exemplo. “Eu acredito que até 2028 nós já estaremos cobrindo quase todo o País”, avalia.

Aquisições de empresas no mercado
Ao longo desse processo de crescimento, Beezy Brasil realizou a aquisição de duas empresas (Beejohn e Hive) com o objetivo de crescer no mercado nacional de produtos apícolas. Cristian explica que essas ações ocorreram devido a necessidade da empresa de obter maior know-how no mercado, algo que ambas já possuem.
De acordo com o sócio da Beezy, a incorporação da Beejohn trará maior noção a respeito do funcionamento de uma empresa que atua no segmento de produtos à base de mel. Já a Hive, segundo ele, é uma empresa especializada em fornecimento de matéria-prima in natura, semiacabada e em terceirização para grandes varejistas.
O empresário afirma que, caso haja novas oportunidades semelhantes a essas, a empresa poderá realizar mais aquisições ao longo dos próximos anos, como a incorporação de um entreposto, seja ele um parceiro ou não.
“Eu acredito que em 2025 nós já vamos estar adquirindo ou arrendando um entreposto. Essa é uma das oportunidades que podem ser realizadas no próximo ano, com o objetivo de ampliar ainda mais as nossas possibilidades”, pontua.
Estrutura da Beezy Brasil
Atualmente, a Beezy Brasil conta com um entreposto parceiro localizado em São Lourenço, na região Sul de Minas. Conforme Cristian, a empresa também conta com vários apicultores parceiros, não apenas em Minas Gerais, mas também em outros estados brasileiros.
“Optamos por não ter o nosso próprio apiário porque o volume é muito baixo. A produção média de uma colmeia é de 15 quilos (kg) por ano, portanto, um apiário com 20 colmeias produz cerca de 300kg e a nossa demanda é bem mais alta do que isso”, explica.
Todo o mel comprado pela marca segue para a cidade de São Lourenço para a realização do processo de homogeneização, filtragem, análise e envase. Em seguida, segundo o empresário, o produto segue para o centro de distribuição (CD) localizado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Ao todo, a Beezy conta com cerca de cinco colaboradores internos e 40 funcionários externos, considerando aqueles que atuam no entreposto. Cristian ressalta que o foco da empresa está na comercialização dos produtos e na relação com as empresas varejistas, deixando o restante do processo para parceiros da marca.
Ouça a rádio de Minas