Negócios

Catálogo da Emater-MG propõe experiências originais através do turismo rural em Minas

Publicação virtual reúne 90 propriedades mineiras que recebem visitantes
Catálogo da Emater-MG propõe experiências originais através do turismo rural em Minas
Quando você chega em uma propriedade rural é muito bem recebido, geralmente na cozinha da casa | Crédito: Luciana Montes

Em todo o mundo, o chamado turismo de experiência busca conhecer e experimentar o jeito de viver e produzir das comunidades tradicionais. Dentro desse conceito, o turismo rural pode oferecer experiências singulares e foi com esse objetivo que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) lançou o Ruralidade Viva – Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais.

A publicação virtual, disponível no site da Emater-MG (www.emater.mg.gov.br), reúne 90 propriedades de todo o Estado que recebem visitantes, organizam roteiros turísticos rurais e degustações de produtos da agroindústria, como queijos artesanais, doces, cafés e cachaças.

De acordo com a coordenadora estadual de Turismo e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia, um dos desafios dos produtores é conciliar o trabalho rotineiro nas propriedades, que é muito intenso, com o atendimento aos turistas. Por isso, é importante que as atividades sejam muito bem planejadas.

“Esse é um trabalho que se desdobrou a partir da retomada pós-pandemia do Turismo Rural e Artesanato dentro da Emater. Como critérios para participar usamos: ser atendido pela Emater-MG, introduzir melhorias nas boas práticas de fabricação de algum produto e ter habilitação sanitária, além da livre demanda. O foco principal da Emater é a produção rural. O turismo vem para agregar valor ao que já temos de produção. A nossa mineridade é muito forte, principalmente no interior. Então, quando você chega em uma propriedade rural é muito bem recebido, geralmente na cozinha da casa. E aí te oferecem um café, um queijo, um doce, uma quitanda. Ele oferece gratuitamente, então, a gente vê uma oportunidade de gerar renda. Fazemos treinamentos e capacitações para conscientizar o produtor que aquilo que ele faz tem muito valor”, explica Thatiana Garcia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As ações do projeto incluíram ainda seminários de turismo rural, realizados em 11 unidades regionais da Emater-MG: Alfenas, Guaxupé, Passos, Pouso Alegre (Sul de Minas); Curvelo (região Central); Divinópolis (Centro-Oeste); Ipatinga (Vale do Aço); Juiz de Fora e Muriaé (Zona da Mata); São João del-Rei (região Central); e Teófilo Otoni (Vale do Jequitinhonha/Mucuri); que abrange 15 municípios e cerca de mil pessoas, entre agricultores familiares, produtores rurais, artesãos, profissionais da área do turismo e do setor público. Os seminários foram realizados em parceria com prefeituras e profissionais do setor e abordaram tópicos como produção associada ao turismo rural e oportunidades de negócios.

O trabalho foi realizado em conjunto com as secretarias municipais e estaduais de turismo, cultura e agricultura, que atuam tanto na capacitação dos produtores rurais como na organização dos serviços. Circuitos turísticos e agências de viagens também apoiam a iniciativa. Cerca de 2 mil produtores nas áreas de turismo rural e artesanato são atendidos pela Emater-MG.

A região do Estado com mais atrativos de turismo rural listados no Catálogo é a Zona da Mata. O objetivo é que a publicação com as experiências no formato virtual seja atualizada anualmente, com lançamento em dezembro.

“O Estado todo está se estruturando em termos de turismo rural com experiências cada vez mais organizadas. A Zona da Mata teve um destaque maior porque já está mais organizada. Quem quiser participar deve procurar os escritórios locais da Emater a partir de fevereiro, quando vamos disponibilizar o questionário. O processo é gratuito”, pontua a coordenadora estadual de Turismo e Artesanato da Emater-MG.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas