Crédito: Divulgação/BH Airport

De acordo com a Lei nº 73/1966, o seguro para transportadoras de cargas é obrigatório, o que proporciona maior tranquilidade para o proprietário quanto a sua carga transportada.

No entanto, o que muitos desconhecem, é que há opções de seguros também para o embarcador, dono da carga.

Os seguros voltados para os embarcadores garantem uma dupla segurança à carga da empresa caso alguma coisa aconteça com o produto, fornecendo ao proprietário a garantia do ressarcimento do valor segurado em caso de sinistro.

Caso contrário, o prejuízo pode comprometer a sustentabilidade da empresa ou até mesmo quebrá-la.

Muitos, porém, acreditam que assegurar a carga exige um alto investimento porque comparam com seguros comuns. No entanto, o seguro de transportes possui um baixo custo e tem como definição o produto transportado, a região, o trajeto, entre outros fatores. Para Wesley Andrade, gerente da Porto Seguro em Minas Gerais, região importante para o segmento de transportes, o seguro é imprescindível para que o proprietário tenha a garantia sobre a sua carga, além de proporcionar segurança sobre o futuro da empresa.

Uma das opções para o embarcador, é o seguro Transportes Mais Simples, voltado para micro e pequenas empresas. Seu diferencial é a dispensa de comunicação de embarques (averbação). Além disso, as taxas são aplicadas de acordo com o segmento da mercadoria, tornando o custo mais acessível e seu pagamento facilitado em parcelas. O produto ainda conta com um processo de análise e emissão de apólice mais ágil.

Outra opção é o Transportes Embarcador, que oferece combinações de coberturas para atender às necessidades dos embarcadores de diversos segmentos, seja para transportes rodoviários ou aéreos. Já para quem deseja garantir a segurança da carga para transportes internacionais, a opção é o Transporte Internacional. Este produto garante a proteção ideal para as operações aquaviárias, aéreas e terrestres de importação e exportação.

Para quem não faz transportes de cargas com frequência, mas precisa garantir a segurança da mercadoria, a alternativa é o Seguro Avulso. É uma boa opção para uso exclusivo de um único embarque ou viagem. Ele é válido para transporte nacional e/ou internacional, importador ou exportador. (Da Redação)