Emccamp investe em automação para otimizar e obras e reduzir custos

A mineira Emccamp Residencial, em busca da otimização e sustentabilidade das obras, está destinando investimentos para a automação logística. A empresa vem adotando tecnologias que reduzem custos e desperdícios, melhoram a qualidade e otimizam o tempo de execução das obras. Entre as inovações estão os kits hidráulicos e elétricos e também a adoção da tecnologia Building Information Modeling (BIM), que consiste na representação 3D das características físicas dos empreendimentos.
Conforme o diretor de Engenharia da Emccamp, José Maurício Pinheiro de Campos Filho, a decisão de investir na automação logística das obras tem o objetivo de melhorar os processos. Dentre as inovações utilizadas pela construtora está o uso de kits prontos para instalações elétricas, hidráulicas e de acabamentos. A técnica industrializa a montagem de componentes antes de enviá-los ao canteiro, eliminando, assim, retrabalhos e desperdícios.
Agilidade
Os kits elétricos já vêm montados com dispositivos como o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) e o Interruptor Diferencial Residual (IDR), atendendo, assim, às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e garantindo segurança e funcionalidade. A tecnologia é aplicada, principalmente, em empreendimentos residenciais de grande porte, onde a repetição dos processos é alta.
“Os kits elétricos e hidráulicos utilizados pela Emccamp são importantes na industrialização do processo, ao invés de comprar as peças avulsas e fazer montagem manual, o kit já vem montado e pronto para ser aplicado. Isso garante uma padronização muito boa e é uma garantia de conformidade em relação às normas técnicas. Além disso, há redução substancial do desperdício. A produção industrial dos kits permite o aproveitamento de sobras em diferentes empreendimentos, diminuindo o volume de resíduos gerados e tornando o processo mais sustentável”, explicou Campos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Outro ponto importante é a agilidade adquirida ao utilizar os kits e a redução dos custos com a mão de obra. Há também redução dos erros comuns em processos realizados diretamente no canteiro. “Registramos um ganho efetivo em produtividade. Ao utilizar os kits prontos é possível reduzir o número de funcionários nas obras. Os kits ampliam a produtividade e reduzem os custos”.
Emccamp aposta na tecnologia BIM
Em busca da agilidade e maior eficiência nas obras, a Emccamp Residencial, também tem apostado na tecnologia BIM. Conforme Campos, através da ferramenta é possível apresentar em campo a projeção 3D da obra, garantindo uma melhor visibilidade e favorecendo a melhor tomada de decisões para o seguimento eficiente das obras.
“Investimos na tecnologia BIM, que é um projeto todo em 3D. Montamos também um sistema, chamado construção conectada, onde levamos esses projetos modelados para o canteiro de obra. Assim, podemos fazer todo o planejamento em cima desses do projeto em 3D. Então, na hora que a gente apresenta para equipe de campo, nós conseguimos visualizar a etapa que será concluída na semana. Não só escrita, os envolvidos conseguem visualizar o projeto”, disse o representante da Emccamp.
Ouça a rádio de Minas