Com receita das avós, empreendedora inova e cria bolo de pão de queijo

A empreendedora Fabiana Martins, utilizando as receitas de pão de queijo das avós, inovou e criou o bolo de pão de queijo. A iniciativa virou um negócio, a Polvilha, marca especializada em bolo de pão de queijo. A receita do bolo de pão de queijo tem gerado resultados positivos. Com investimentos em torno de R$ 50 mil, a empreendedora criou uma cozinha e desenvolveu a marca.
Conforme Fabiana Martins, fundadora da Polvilha, a empresa nasceu em meados de maio. Ela, que também trabalha na área de branding, viu na empresa a oportunidade de expressar a criatividade aliada à história da família.
“Tenho uma história longa com a cozinha. É o lugar onde reencontro as mulheres que existem em mim e que não posso estar mais com elas, minha mãe e minha avó materna, que já faleceram, além da minha avó paterna, que está muito debilitada. Agora, tenho esse lugar de reencontro, um lugar onde expresso a criatividade. Já trabalhei, em 2016, produzindo bolos e pães de queijos, mas não tinha essa experiência em desenvolver uma marca”.
Ao longo dos últimos seis anos, Fabiana Martins trabalhou em um escritório de gestão de marcas, onde passou a pensar no posicionamento e no desenvolvimento das marcas. “Muitas vezes, eu pensei criativamente para outras marcas e alguns projetos eram barrados pelos clientes. Na Polvilha, eu posso expressar sem restrição”.
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O principal produto da Polvilha nasceu das receitas dos tradicionais pães de queijos das avós de Fabiana Martins. “Peguei a receita de pão de queijos das minhas avós e trabalhei para transformar em um bolo pão de queijo. O bolo e o pão de queijo, junto com o café, são itens que fazem parte da nossa cultura. Então, quis transformar o bolo e pão de queijo em uma coisa só. Pensando em mercado, foi uma forma de mudar o jogo”.
Demanda pelo bolo de pão de queijo cresce mais rápido que esperado
Atualmente a empresária mudou a empresa para uma cozinha maior, no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte. A mudança ocorreu pela demanda crescente pelos produtos. Hoje, a produção do bolo de pão de queijo acontece duas vezes na semana, sendo que cada fornada rende de 30 a 40 unidades. Os dias de fornadas, geralmente às quartas e sextas, são divulgados pelo Instagram da marca, por onde são feitas as encomendas.
“A aceitação do produto é surpreendente. Meu planejamento era mudar para uma cozinha maior somente no final do ano. Porém, mudamos com dois meses de mercado”.
Com a mudança para uma cozinha mais ampla, a expectativa é elevar o número de fornadas, passando de duas para quatro dias na semana. A capacidade é de 120 unidades de bolos por fornada.
Conforme Fabiana Martins, hoje, são quatro tipos de bolo de pão de queijo: massa tradicional, com doce de leite, com linguiça e com goiabada. Os bolos possuem dois tamanhos, pequeno e grande, e os preços variam de R$ 45 a R$ 90, dependendo do sabor e do tamanho. O produto vem em uma embalagem estilizada e acompanhada de um poema, o que tem se tornado uma opção de presente.
Na Polvilha também é produzido o Molhinho da Vovó, um molho de tomate picante que harmoniza muito bem o bolo de pão de queijo tradicional e com o de linguiça. Também há planos para diversificar o cardápio com a produção de bolos doces e abrir a cozinha para receber os consumidores.
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