Negócios

Maioria dos empreendedores em Minas Gerais promove a diversidade

Pela primeira vez, mais da metade dos entrevistados considera o tema como algo muito relevante
Maioria dos empreendedores em Minas Gerais promove a diversidade
Segundo o estudo, 62% dos empreendedores investem em ações voltadas para a igualdade racial. | Crédito: Adobe Stock

Celebrado anualmente em 21 de maio, o Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento busca ressaltar iniciativas que provam a diversidade dentro das empresas. Em Minas Gerais, 62% dos empreendedores estimulam ações para promover a diversidade, equidade e inclusão em seus negócios.

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas). O levantamento, feito em abril deste ano, contou com a participação de 392 empreendedores (entre microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas) de todo o Estado.

Segundo o estudo, para 53% dos entrevistados, o tema apresentado é considerado muito relevante. Entre as ações adotadas, a maior fatia vai para investimentos em prol da igualdade racial (63%). Em seguida, estão:

  • Ações em prol da igualdade de gênero (52%);
  • Ações de inclusão de pessoas mais velhas (43%);
  • Investimentos em ações para a inclusão de pessoas com deficiência (40%);
  • Ações em prol de pessoas LGBTQIAPN+ (36%).

Além disso, quando perguntadas sobre o interesse a respeito do investimento em ações que promovam a diversidade nos próximos dois anos, 68% dos entrevistados afirmaram que possuem. A inclusão de pessoas mais velhas foi a ação mais citada neste quesito (37%), seguida pela de igualdade racial (36%).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Os resultados nos mostram que o debate sobre o tema diversidade, equidade e inclusão vem crescendo no meio corporativo. Os pequenos negócios estão atentos à importância de implantar ações de diversidade, o que amplia as oportunidades de trabalho, reduz desigualdades e favorece a inclusão de grupos desfavorecidos ou minorizados”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A segunda edição da pesquisa mostra um avanço em comparação à realizada anteriormente. Pela primeira vez, mais da metade dos empreendedores em Minas Gerais consideram o tema da diversidade, equidade e inclusão como muito relevante. O aumento foi de 3% em comparação com a edição anterior e somente 14% tratam a diversidade como algo pouco ou nada relevante.

Perfil das pessoas empreendedoras em Minas Gerais

  • Gênero: 55% homens; 43% mulheres; 2% transgêneros ou não binários;
  • Orientação sexual: 94% são heterossexuais e 6% são homossexuais, bissexuais ou pansexuais;
  • Etnia: 54% se autodeclararam brancos e 46% se autodeclararam negras – sendo 36% pardos e 10% pretos.
  • 99% das pessoas entrevistadas responderam que não pertencem ao grupo de pessoas com deficiência (PCD);
  • 94% declararam não ser uma pessoa neurodivergente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas