Empreendedores se unem para criar práticas de conscientização
25 de março de 2020 às 0h08
Em tempos de pandemia, inúmeras empresas estão se unindo para criar ações de conscientização. Inspirados no movimento #StoptheSpread, que reúne mais de 400 CEOs e investidores dos Estados Unidos que se comprometeram a ajudar no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus, a Magnetis, gestora de investimentos digital, e a Endeavor encabeçaram uma iniciativa similar no Brasil.
Por meio de um termo público de compromisso, eles estão convidando líderes e empreendedores das empresas nacionais a assinarem um documento que atestam seu compromisso com o combate à pandemia. Entre os tópicos abordados estão:
• Adotar imediatamente o trabalho remoto para todos os funcionários, sempre que possível, incluindo líderes;
• Fazer tudo o que pudermos para apoiar a força de trabalho na linha de frente, socorristas e profissionais de saúde;
• Apoiar fornecedores e prestadores de serviço autônomos, que não podem trabalhar remotamente, pagando por seus serviços, mesmo que eles sejam prestados depois;
• Sugerir aos funcionários que parem de realizar ou de participar de eventos públicos sociais não obrigatórios de qualquer tamanho.
“Acreditamos que é preciso agir agora para fazer a diferença, pensando na nossa responsabilidade com a sociedade e com as nossas equipes. Como líderes, estamos em uma posição única para dar força a esse movimento. Reconhecemos que são escolhas difíceis e que terão impacto significativo, mas acreditamos que são necessárias agora”, explica o CEO da Magnetis, Luciano Tavares.
Na Magnetis, por exemplo, a cultura do trabalho remoto faz parte DNA da empresa, que já tinha cerca de 30% do time trabalhando integralmente remoto. Diante da pandemia de coronavírus, a fintech decidiu adotar como medida preventiva o trabalho remoto para todos os funcionários desde o dia 13 de março. A princípio, esse formato será mantido até dia 30 de março, e poderá ser prorrogado o prazo caso necessário. Para engajar seus colaboradores a fintech criou algumas ações internas para o bem-estar da equipe.
“Adiantamos o pagamento do benefício de alimentação, criamos o happy hour remoto: toda sexta vamos sortear grupos de oito pessoas para um happy hour remoto. Além disso, criamos canais para compartilhar dicas de bem-estar e produtividade no trabalho remoto e dicas culturais para esse período de isolamento social”, diz o CEO da empresa. (Da Redação)