Negócios

Empresa da Capital foca o mercado de drones

Empresa mineira atua na manutenção e venda
Empresa da Capital foca o mercado de drones
Com a dificuldade em encontrar mão de obra, a ModelismoBH faz a capacitação dos próprios profissionais | Crédito: Divulgação / Modelismo BH

Pioneira em um mercado ainda considerado recente e em formação, a ModelismoBH comemora a expansão dos negócios e a ampliação da sede em Belo Horizonte. Especializada na venda e manutenção de drones, a empresa comemora a abertura do novo espaço no bairro Liberdade, na região da Pampulha. Os 90 metros quadrados são divididos em áreas de vendas, manutenção e treinamento, além da administração.

Tudo começou no bairro Santa Amélia, na mesma região, em uma loja três vezes menor. Em cinco anos a primeira filial foi aberta em São Paulo. Revenda legalizada da Drones DJI – uma das principais fabricantes mundiais de drones – já consertou mais de 11 mil equipamentos e formou centenas de alunos em cursos de pilotagem.

De acordo com o CEO da ModelismoBH, Lucas Sales, tudo começou em 2008, quando adquiriu seu primeiro helimodelo elétrico. O hobby foi ficando sério e para atender outros pilotos que precisavam de assistência técnica, ele foi se especializando.

“Hoje atendo de pessoas físicas até grandes empresas como mineradoras e concessionárias de rodovias. Os drones têm uma gama de uso muito grande, desde monitoramento para fins de segurança até o mapeamento de áreas remotas e entregas, por exemplo. Existe uma série de câmera com diferentes funções, como térmicas, zoom de 30 vezes, uso noturno, que atendem uma infinidade de necessidades”, explica Sales.

Ainda faz parte do escopo de serviços oferecidos pela ModelismoBH, assessoria para registro e licenciamento do equipamento e piloto. No Brasil existe uma legislação que regula o uso de drones em áreas urbanas e rurais e os equipamentos devem ser registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O mercado, a despeito da crise econômica, permanece aquecido. O número de drones registrados no Brasil cresceu 11,3% entre 2020 e 2021. Segundo a Anac, o número de 2021 foi de 90.030 novos equipamentos no País, enquanto em 2020 foram 79.858. Ainda segundo a Agência, em Minas, o aumento foi de 18,8%.

Capacitação de mão de obra

Para fazer as vendas e manutenções a empresa capacita os próprios profissionais. O objetivo é fortalecer o mercado local antes da abertura de novas filiais.

“Esse é um mercado novo, é raro ter uma pessoa capacitada à disposição. Fazemos um grande investimento em treinamentos e uma formação bem feita requer cerca de seis meses. Hoje temos 10 colaboradores e cinco vagas em aberto”, afirma o CEO da ModelismoBH.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas