Empresa de BH cria calculadora digital para antecipar cenários durante a pandemia

23 de junho de 2020 às 0h11

img
Crédito: Divulgação

Fundada em Belo Horizonte, a startup de tecnologia 3778, voltada para a saúde, criou, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, uma ferramenta que auxilia gestores públicos e privados no gerenciamento da epidemia de Covid-19, tanto em uma cidade específico ou mesmo para um determinado hospital.

Utilizando inteligência artificial, a plataforma, chamada de Covid-19 Control Center, é alimentada diariamente com os dados oficiais sobre a doença, combinando-os com outras informações demográficas, permitindo analisar a curva de casos em cada localidade.

“Com estas informações, os gestores conseguem antecipar o período em que podem ter mais ou menos leitos disponíveis ou que precisam adquirir mais equipamentos de EPIs para seus funcionários; ou ainda se haverá necessidade de reforço ou apoio dos governos estaduais ou da rede privada no atendimento dos casos”, explica o sócio da 3778, Guilherme Salgado.

Outra vantagem da plataforma, além de ser gratuita para prefeituras e unidades de saúde, mas também acessível para hospitais particulares, é a possibilidade de predição da curva de casos até mesmo por região da cidade, o que permite ao gestor organizar o atendimento de forma equilibrada, em toda a rede de saúde disponível.

A plataforma permite calcular a duração da epidemia, número total de casos, momento do pico da incidência ou o fim do surto, necessidade de leitos no SUS ou da rede complementar, necessidade de novos leitos ou de UTIs e de equipamentos como respiradores, tudo a partir de dados específicos do município ou de um hospital específico.

O Covid-19 Control Center já está em uso pelo Hospital Sírio-Libanês, parceiro da 3778 no desenvolvimento da plataforma, e pela Fiocruz, em uma versão mais completa. (Da Redação)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail