Com jornada de quatro dias, fintech mineira avança 17% em faturamento

Menos tempo na empresa, maior faturamento: a jornada de trabalho de quatro dias semanais vem atraindo cada vez mais adeptos tanto em Minas Gerais, quanto no Brasil. O modelo promete quebrar paradigmas e mostrar que é possível obter bons resultados, trabalhando menos tempo.
Pioneira em oficializar o modelo no Brasil, a fintech mineira Efí Bank completa dois anos de jornada reduzida celebrando bons resultados financeiros e entre colaboradores. A empresa, com sede em Ouro Preto, região Central do Estado, obteve, no ano passado, faturamento de R$ 204 milhões – resultado 17% superior a 2022.
Segundo a Superintendente de Recursos Humanos da Efí, Viviane Feliciano, a medida permitiu com que a fintech ampliasse as possibilidades de contratações, atraindo bons profissionais que buscam por maior flexibilidade. “Hoje os profissionais mais requisitados, de diferentes senioridades priorizam empregos que ofereçam qualidade de vida e flexibilidade. A medida também é uma forma de investir na saúde das pessoas”, destaca.
O primeiro passo para a implementação da jornada de trabalho reduzida pela fintech em Minas Gerais iniciou em meados de 2022 a partir de estudos de indicadores e pesquisas jurídicas. A legislação, segundo a superintendente, apesar de antiga e sem aplicabilidade clara para o benefício, permitiu com que isso acontecesse sem entraves.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

“Reduzimos a carga horaria sem redução de salário ou benefícios, além de oferecermos remuneração compatível com quem trabalha até 44 horas semanais”, pontua. A decisão, segundo ela, partiu do CEO da fintech, Evanil Paula, que inspirado no mercado internacional, enxergou que a jornada reduzida não necessariamente significaria uma redução de trabalho e sim como pode ser realizada de forma mais eficiente e produtiva.
Viviane Feliciano destaca que apesar de um processo desafiador, o resultado vem dando bons resultados e se mostrou eficaz. “Apostamos na otimização de processos, em ferramentas tecnológicas, redução no número de reuniões, redução de demandas internas, além de reuniões mais enxutas e alinhamentos mais objetivos”, revela.
Para 2024, a empresa pretende avançar 20% em faturamento, além de estar com mais de 100 vagas em aberto para novos colaboradores. Após os períodos de teste, o acordo de redução na jornada foi renovado com sindicatos trabalhistas, passando a valer de forma definitiva.
Home Office ou presencial? Colaboradores escolhem formato
Após a pandemia, os colaboradores da fintech foram deslocados aos trabalhos presenciais e a possibilidade de trabalhar de forma remota também se transformou em oportunidade. A Efí Bank então passou a contratar pessoas qualquer local do Brasil, expandindo a captação de talentos.
Hoje, Viviane Feliciano destaca que 90% dos colaboradores podem escolher se desejam trabalhar de forma remota, híbrida ou presencial. Os outros 10%, segundo ela, estão na sede da empresa devido às exigências do cargo.
Para monitorar indicadores de satisfação, dos atuais 416 colaboradores, a empresa realiza pesquisas semestrais periódicas. Os resultados são animadores: 100% das pessoas registraram satisfação com a empresa, 98% sentiram impacto na saúde e 96% relataram chegar mais felizes às segundas-feiras.
Ouça a rádio de Minas