Empresa que produziu o Carnaval de BH planeja crescer 20% em 2026
A RG Produções, empresa sediada no bairro São Luiz, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, está em pleno crescimento. Além de atender o segmento privado de evento, a empresa ingressou no mercado de licitações e, pela primeira vez, foi a responsável pela produção operacional do Carnaval de Belo Horizonte. Com um mercado promissor e experiências robustas, a estimativa é que a RG Produções cresça cerca de 20% em 2026.
Um dos sócios da empresa, Guilherme Leonart, conta que a RG foi criada em 2015 e surgiu da experiência dos fundadores que já atuavam de forma independente na área. A RG Produções atua principalmente em Belo Horizonte, com 80% a 90% de suas operações. Além de shows e festivais, a empresa também presta serviços para operações de jogos na Arena MRV e no Mineirão, atendendo Cruzeiro e Atlético com catraqueiros, recepcionistas e fiscais de acesso.
“Nós atuávamos no mercado de eventos há um bom tempo e resolvemos fundar a empresa, que é direcionada para atender os produtores de Belo Horizonte. Nós fazemos a produção operacional de grandes festivais e eventos, como, por exemplo, Anitta, Dominguinhos, Jorge e Mateus, além dos jogos de futebol”, conta.
Um marco recente na trajetória da RG Produções foi a entrada no segmento de licitações. Este ano, a empresa conquistou uma parte da licitação do Carnaval 2026 de Belo Horizonte, sendo responsável pela parte operacional do evento. Com experiência em festivais de grande porte e na gestão das principais arenas da Capital, a produtora mineira levou para as ruas uma estrutura robusta de planejamento, logística e execução. Segundo Leonart, a conquista foi importante para a empresa, principalmente, pela grandeza do evento que a cada ano cresce mais.
“Realizar o Carnaval de Belo Horizonte foi um marco para a empresa. A licitação, financeiramente falando, foi bem apertada, mas, encerramos com um saldo positivo. Operacionalmente, para o currículo e mais eventos desse porte, foi uma entrega muito boa que deixou um legado muito bom para a gente e a cidade. Como somos uma empresa mineira, procuramos contratar fornecedores de Belo Horizonte para atuar no carnaval, movimentando o dinheiro dentro da Capital”, diz.
Leonart explica que a empresa mobilizou cerca de 5 mil profissionais de forma direta e gerou mais de 10 mil postos de trabalho indiretos durante o Carnaval. Atualmente, a RG Produções conta com 12 funcionários contratados e aproximadamente 1.500 intermitentes, solicitados conforme a demanda.
Sobre o mercado de eventos em Belo Horizonte, Leonart destaca que há um crescimento significativo, especialmente no Carnaval. “O Carnaval de Belo Horizonte vem em uma crescente muito grande. Antigamente, o interior do Estado era muito forte e na Capital não tínhamos quase nenhum evento. Hoje, Belo Horizonte virou uma potência. O Carnaval de Belo Horizonte, na minha concepção, está conhecido nacionalmente, trazendo gente do Brasil inteiro para a cidade, o que acaba fomentando o turismo também em outras épocas”, destaca.
Para 2026, a empresa projeta um crescimento de 15% a 20% em relação ao ano passado, impulsionado tanto pelos eventos do setor privado quanto pelas licitações. A expectativa é aumentar o quadro de funcionários contratados para 16 ou 17 pessoas.
“Vamos continuar crescendo no mercado privado de eventos de Belo Horizonte e também estamos buscando novas oportunidades em licitações, tanto na Capital quanto no interior, visando expandir a atuação e consolidar a posição no mercado de eventos. Quanto ao Carnaval, caso a gente vença a próxima licitação, queremos aprimorar e entregar um Carnaval cada vez melhor”, frisa.
Ouça a rádio de Minas