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Empresa mineira cria primeiro e-commerce para o setor de mineração

A tecnologia foi apresentada em primeira mão durante a Exposibram 2025
Empresa mineira cria primeiro e-commerce para o setor de mineração
Mock-up da página do e-commerce | Foto: Divulgação/Minerion

A Minerion, com sede em Arcos, no Centro-Oeste do Estado, acaba de lançar o primeiro e-commerce para o setor de mineração. O sistema promete a venda 100% digital de minerais e, num primeiro momento, será exclusivo para a comercialização de agregados para a construção civil, como pedra, brita e areia. Versões para outros segmentos, como o calcário agrícola, já estão em desenvolvimento e serão disponibilizadas em breve.

A aposta no novo produto é tamanha que deve proporcionar à Minerion a prospecção dos primeiros clientes internacionais. A informação é do presidente da empresa, Ivan Pereira. “O e-commerce nos dá mais essa possibilidade e, claro, puxa também as outras soluções. O Brasil, por suas características, dimensão e relevância no mercado da mineração, é referência. Tudo o que se faz aqui é bem recebido no mundo todo. Já tive oportunidades de trocas nos Estados Unidos e na Austrália, e é difícil aprender lá fora; normalmente, a gente ensina”, afirma.

A tecnologia foi apresentada em primeira mão durante a Exposibram 2025, que, neste ano, aconteceu em Salvador (BA) e chegou ao fim hoje (30). Conforme o executivo, durante a feira já foi possível prospectar clientes tanto para a plataforma quanto para as demais soluções oferecidas pela empresa.

“Todos que nos visitaram ficaram impressionados com o direcionamento do e-commerce, porque as pessoas estão acostumadas com as plataformas B2C que conhecemos no varejo e que funcionam muito bem, mas que não viabilizariam a negociação de um caminhão de pedra, por exemplo”, compara.

Pereira explica que o mercado de mineração acontece, basicamente, na relação B2B, mesmo que com uma empresa de menor porte. No caso do minério de ferro, geralmente são grandes empresas; então, são operações com poucos clientes e grandes volumes. Já na construção civil, os volumes podem ser menores, mas a negociação acaba contando com um intermediário, que pode ser um construtor ou uma loja de materiais de construção.

Esse processo, conforme o executivo, acaba sendo executado de forma mecânica, quase arcaica. O que a Minerion propõe é criar um canal mais direto com o mercado consumidor. “Pode ser um negócio de menor porte ou até mesmo alguém que esteja fazendo uma obra. A pessoa vai poder acessar a ferramenta para comprar brita, areia ou material básico como se estivesse comprando um tênis”, completa.

Por isso, para o empresário, o e-commerce entregará benefícios mútuos ao setor de agregados para a construção civil, alcançando tanto as mineradoras quanto os clientes finais desses materiais. “Com o e-commerce, as mineradoras sairão de um modelo passivo para uma forma mais dinâmica de vendas, acelerando a eficiência operacional de ponta a ponta. Ganham também os clientes, com facilidade de escolha e agilidade de decisão.”

Presidente da Minerion, Ivan Pereira | Foto: Divulgação/Minerion

Integração logística e administrativa

“A logística foi o caminho crítico desse projeto”, conta. Mas, com base na experiência de 28 anos da empresa no setor de mineração, o sistema promete integrar dados como tipo de produto, volume de carga, local de carregamento e entrega, veículo adequado para o transporte, restrições de horários de circulação, preços, frete e cadastro para emissão de documentos, entre outros.

A partir daí, a Minerion adequa o fluxo logístico da mineradora à ferramenta, que pode variar. “Existem mineradoras que deixam a contratação do frete por parte do cliente; as que costumam ter filas de caminhões à espera de carga na porta da operação; ou, ainda, as que operam com contratos fixos com transportadoras. Vamos atuar no tráfego direto de informações, conectando todas as pontas”, diz.

A Minerion também vai preparar o sistema para o pareamento das vendas feitas pelo on-line e o sistema de uso corrente da mineradora, seja ele da própria empresa ou de outro fornecedor. “Feito o pedido pelo e-commerce, o sistema integra todas as informações aos controles operacionais, comerciais, financeiros e programações de entrega, assegurando o controle de toda a operação”, completa o presidente.

O e-commerce foi totalmente desenvolvido internamente e é mais uma das iniciativas da Minerion na integração de ferramentas digitais ao setor de mineração. Neste ano, a empresa já tornou possível o agendamento de cargas via WhatsApp para as mineradoras, por exemplo. Com isso, embarcadores, transportadoras e motoristas visualizam as posições disponíveis para carregamento e agendam o atendimento com antecedência.

Todas essas inovações têm permitido que o negócio mineiro avance cerca de 20% ao ano nos últimos tempos. A expectativa para 2025 é manter o ritmo de expansão.

(*) A editora viajou a Salvador a convite da Nexa.

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