Negócios

Empresa mineira SporTI firma parceria com eNotas

Empresa mineira SporTI firma parceria com eNotas
Otimismo entre os fundadores da SporTI Diogo Leite, CTO; Cristian Gomes, CEO e Sandrelise Chaves, COO | Crédito: Divulgação

A SporTI, empresa mineira que desenvolve soluções tecnológicas para gestão esportiva, firmou parceria com a eNotas para automatizar a emissão das notas fiscais e expandir os negócios para mais de 200 cidades brasileiras. O objetivo é atender aproximadamente 5 mil organizações esportivas de diversas modalidades, com 80 mil atletas e alcançar mais de mil eventos esportivos presenciais e virtuais nos próximos meses.

De acordo com o CEO da empresa, Cristian Gomes, embora a emissão de notas fiscais não seja uma rotina entre os clientes, há demandas pontuais e em crescimento para o serviço – principalmente com a chegada da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) à carteira de clientes. “A demanda já existia, porém com a chegada da CBF School, que é uma rede de escolas de futebol premium da CBF, ela ficou ainda mais prioritária e decidimos automatizar a emissão de notas fiscais”, explica o executivo.

Foi então que a empresa aproveitou a oportunidade para rodar uma pesquisa direcionada à base de clientes e checar o interesse pelo serviço em complemento às ferramentas de gestão esportiva já disponibilizadas para facilitar a administração, a organização financeira e o marketing digital das equipes. Segundo ele, 35% dos clientes foram favoráveis e quase 80% afirmaram que pagariam um valor extra pela opção.

“Como uma parte considerável confirmou o interesse, decidimos não só oferecer o serviço para a CBF, mas para todos os clientes. A decisão levou em conta a importância estratégica da chegada da CBF à carteira e também nosso planejamento de expansão, uma vez que até antes da pandemia as projeções de crescimento eram bastante consideráveis”, completa.

A SporTI desenvolve tecnologia para a gestão e marketing esportivo e possui uma plataforma própria com soluções de gestão para escolas de esportes, competições, eSports e eventos esportivos. Segundo o CEO, hoje a empresa foca em três linhas principais de negócios: eventos esportivos, com uma plataforma de gestão esportiva para torneios, ligas, federações, projetos e organizações esportivas em dezenas de modalidades, tipos e tamanhos; escolas, com uma solução para gestão de escolas, franquias e redes de escolas de esporte com ferramentas para gestão administrativa, financeira e técnica; e eletrônicos, por meio de uma solução voltada para promoção de torneios on-line ou presenciais para gamers.

“Surgimos em 2016 com o propósito de automatizar os processos de gestão na área esportiva. Além de divulgar, gerenciar documentação, dar visibilidade aos regulamentos e entregar resultados às próprias empresas ou aos patrocinadores dos eventos esportivos”, explica.

A empresa vinha em uma crescente, até que a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil. Sem eventos, com atletas confinados e com escolas, ginásios, estádios e centros de treinamento fechados, o setor soma perdas incalculáveis. E a SporTI também sofreu as consequências.

“Vínhamos em uma crescente muito grande, vencemos alguns programas de aceleração de negócios, entre eles o da PUC, que nos permitiu incluir novas ferramentas no nosso sistema, como a nota fiscal eletrônica. Em um mês, chegávamos a gerir 300 competições ao mesmo tempo. Hoje a base de dados tem 60″, diz.

Assim, a empresa que tinha previsão de faturar R$ 2 milhões em 2020, encerrou o ano com resultado 90% inferior. Precisou fechar o escritório, dispensar metade dos funcionários e colocar o restante no regime de home office. Mas encontrou nos eventos esportivos virtuais uma alternativa, chegando a fazer mais de 200 eventos com parceiros e times de futebol no decorrer do ano passado.

“Levamos nossos serviços Brasil afora, chegamos a entidades esportivas de diversos locais. Foi bom em termos de expansão, mas não em faturamento. De toda maneira, o novo cenário nos fez rever nossa própria gestão. Hoje temos colaboradores fora do País, vagas abertas e estamos novamente em ascensão. A pandemia não acabou, mas esperamos que depois que ela passar, possamos retomar o planejamento nos mesmos níveis ou até em proporções maiores ao que tínhamos quando tudo isso começou”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas