Empresa propõe metodologia que amplia níveis de realização pessoal

A filosofia ocidental tradicional há milênios oferece à humanidade reflexões e respostas para problemas que são comuns aos homens, independentemente do tempo ou lugar histórico que ocupam. A grande crise ética e moral atravessada pela humanidade nos últimos anos, agravada pelo caos trazido pela pandemia, tem levado muita gente a buscar conforto e soluções na filosofia.
É nesse contexto que a filosofia prática ganha força. Nela, a ênfase é colocada na procura pessoal, ativa e crítica de respostas aos problemas filosóficos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas.
Interessado nessa dimensão da leitura dos problemas do dia a dia e na possibilidade de tornar as pessoas mais resilientes para enfrentar os mais profundos e inquietantes desafios aos quais todos os seres humanos são submetidos, que o professor de filosofia na Fundação Dom Cabral (FDC), André de Almeida, criou a Practical Philosophiae, em Belo Horizonte.
O “consultório filosófico” funciona nos mesmos moldes de um consultório de psicologia ou psicanálise, com consultas que duram em torno de uma hora. A diferença é que o foco está na utilização da filosofia para o apoio em processos de crescimento e realização pessoal.
Almeida aprofundou seu conhecimento sobre a filosofia na Inglaterra, durante oito anos, focando tanto na filosofia ocidental quanto em filosofias orientais (Budismo e Taoísmo) e também foi, por cinco anos, professor de filosofia na University of Sussex.
“A partir das experiências da vida da pessoa, introduzimos esses insights filosóficos, já contextualizados com a vida dela. O trabalho se baseia no sentido da vida, no processo de autorrealização. Os seres humanos têm uma pulsão de realização do seu potencial. Quando isso é reprimido, se transforma em neurose. A neurose é a frustração da natureza que está dentro de nós. O meu objetivo é apoiar as pessoas para trazer à tona a natureza particular e o potencial que cada um tem dentro de si”, explica Almeida.
Na esfera da gestão corporativa, onde os dilemas éticos são profundos e constantes, a filosofia prática pode ser uma ferramenta útil na busca por ambientes mais saudáveis e produtivos. Ela pode auxiliar, especialmente, na tomada de decisão que está ligada aos princípios da lógica e do pensamento crítico.
“A pandemia acelerou os processos. A crise teve o efeito de despertar na maioria de nós questões que já estavam por trabalhar. Não é confortável, nem fácil, mas é uma grande oportunidade. É um processo de autoacolhimento e compaixão. No ambiente de negócios a filosofia prática pode apoiar as pessoas no que se refere ao valor e sentido do trabalho na nossa vida”, completa o fundador da Practical Philosophiae.
Ouça a rádio de Minas