Empresária fatura R$ 300 mil por mês com produtos sem glúten e sem lactose

O diagnóstico de intolerância à lactose foi a inspiração para Maria Elza Starling criar sua própria empresa em Belo Horizonte, a Life Me. Ela conta que vivia o luto da restrição alimentar quando se deparou com um mercado carente de produtos e variedades saudáveis para as pessoas com este perfil. Foi daí que, com orientações da nutricionista, resolveu cozinhar seus próprios alimentos e compartilhar com amigos, até perceber que o hábito poderia ser uma solução empreendedora.
Maria Elza lembra que há nove anos a intolerância alimentar não era tão comum. Encontrar produtos que atendessem este público, então, era quase impossível. “Eu estava vivendo a dor de descobrir a intolerância à lactose porque eu comia de tudo e, de repente, percebi que não encontrava coisas gostosas para comer. Porque não bastava ser gostoso, ainda tinha que ser saudável e atender à minha intolerância”, conta.
Foi com a sugestão da nutricionista e a percepção de mercado que a recém-formada em Engenharia Química, à época, resolveu apostar no negócio. “Eu fiquei com vergonha no início e vendia no boca-a-boca e nas redes sociais”, relembra.

Tudo começou na cozinha da casa da própria engenheira. Com o pequeno sucesso, passou para uma cozinha um pouco maior, de 24 metros quadrados, e começou a contar com um ajudante. Até então, a Life me atendia pessoas físicas, mas a virada de chave aconteceu no final de 2018, quando resolveu atender apenas pessoas jurídicas devido à alta demanda. Assim, construiu um galpão e passou a fornecer suas refeições para redes de lanchonetes, comércios, cantinas de escolas e empresas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No entanto, na pandemia, a empresa viu a necessidade de retomar o e-commerce e voltar a atender a pessoas físicas, retomando a plataforma digital. “Hoje estamos escalando muito bem nossa plataforma e percebemos o tanto que era importante dar valor à ela, uma vez que o comércio eletrônico não compete com nossos pontos de vendas”, comenta Maria Elza.

Hoje, a empresa tem no portfólio cerca de 30 produtos sem glúten, sem lactose, sem farinha branca e sem açúcar refinado. Atende 400 pontos de venda em todo o Brasil, possui uma unidade fabril e um e-commerce que fatura em média R$ 70 mil por mês. Todo o negócio fatura cerca de R$ 300 mil mensalmente.
“Começamos atendendo a pessoas alérgicas e com intolerância, e acabamos sendo muito procurados pelo público da saudabilidade, das academias, pessoas que buscam produtos mais proteicos e, hoje, não temos restrição de demanda”, explica.
Maria Elza Starling brinca que quer que o médico e a nutricionista a indiquem, e que toda a família consuma os produtos da Life Me. “Queremos oferecer um equilíbrio entre o saudável e o gostoso”, resume.
Loja física é um sonho da empresária
A engenheira e empresária conta que a marca ainda não possui loja física por questões estratégicas, “mas é um sonho”.
“Hoje, temos alguns processos para aprimorar e ainda precisamos definir as melhores estratégias, e criar a loja física talvez não seja a melhor para o momento”, avalia.
Com pouco investimento, a Life Me lançará, ainda este mês, novos produtos nas linhas já existentes e uma novidade no portfólio. “Ainda não posso dar detalhes porque o lançamento será em breve”, conclui.
Ouça a rádio de Minas