Empresário aposta em modelo diferenciado

No mundo da desmaterialização das relações imposto pela pandemia, o comércio on-line foi a grande saída para a maior parte do varejo que antes apostava nas vendas físicas. Alguns, porém, acreditaram que esse modelo “arcaico” para muitos era a solução. E, muito mais do que a venda cara a cara com o cliente, tiveram sucesso com um modelo ainda mais antigo: a venda direta ou, em bom português, porta a porta.
Esse é o caso da HD Vida Saudável, representante da Royal Prestige, marca norte-americana de eletrodomésticos e produtos para a cozinha. Não se engane, porém, pensando que os vendedores ainda batem palmas no portão. A venda direta incorporou tecnologia, técnicas de marketing e já leva o empresário Guilherme Madureira pelo Brasil afora, coordenando uma rede de vendedores espalhados por Belo Horizonte, Zona da Mata mineira, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e já está iniciando os trabalhos no Sul de Minas.
A Royal Prestigie é uma marca Hy Cite Enterprises, criada em 1959, e hoje está em 17 países. Sua linha de produtos é dedicada às famílias.
“Sempre fui empreendedor. Tive uma gráfica por 16 anos, mas com a crise de 2014 não tive como continuar. Uma vez um amigo me apresentou os produtos e o modelo de negócios da Royal Prestigie e logo eu quis participar. Me tornei um vendedor. Eles atuam no mundo todo apenas por venda direta. Mas não é uma venda direta qualquer. Recebemos treinamento, estudamos o mercado e na hora da visita eu cozinho para a pessoa na casa dela, utilizando os nosso produtos”, explica Madureira.
De vendedor com desempenho acima da média, o empresário passou a distribuidor da marca e ganhou o direito de formar a sua própria rede de vendedores, criando, então, a HD Vida Saudável. A partir daí, ele passou a receber um lucro médio de 32% sobre o que for comercializado frente a 16% dos vendedores. Hoje ele fatura, em média, R$ 80 mil por mês e tem um showroom montado na região Centro-Sul da Capital.
A pandemia, porém, exigiu a reinvenção do modelo de negócios diante das necessárias medidas de isolamento social e restrição de locomoção no combate ao vírus. Foi então que as lives gastronômicas apareceram como alternativa para cativar novos clientes e manter contato com aqueles já fidelizados.
“No início da pandemia foi muito difícil porque não podíamos visitar as pessoas. Passamos a fazer várias experiências on-line ou mesmo fornecer os utensílios para a pessoa experimentar em casa. Conseguimos manter o negócio e o contato com clientes antigos. A venda recorrente é muito importante para nós. É uma venda baseada no relacionamento e já não precisa respeitar o espaço geográfico”, destaca o fundador da HD Vida Saudável.
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