Empresário mineiro investe R$ 50 milhões em estádio de futebol em Manhuaçu

Com investimento de R$ 50 milhões, a cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata de Minas Gerais, ganhará o primeiro estádio de futebol privado do município. Com capacidade para receber 12 mil pessoas, a arena deve ser inaugurada em 2026 e, além do bom e velho futebol, receberá também shows e eventos. Todo o complexo está sendo construído em um espaço de cerca de 150 mil metros quadrados (m²), que antes abrigava o parque de exposições da cidade.
Selecionada criteriosamente para abrigar, principalmente, o time fundado pelo empresário Renato Valentim, o Boston City Futebol Clube, Manhuaçu, além de ser a cidade natal do empresário, mostrou ter o potencial ideal que o empresário buscava. Manhuaçu também tem o Estádio Juscelino Kubitschek, mais conhecido como JK, da prefeitura.
“Chegamos a visitar Lagoa Santa, Brumadinho, Sete Lagoas, mas entendemos que na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), competiríamos com os grandes clubes. Então, procuramos o interior. E entendemos que Manhuaçu e região tinham as características propícias para o que vamos proporcionar”, detalhou Valentim.
Além de se tornar a casa oficial do Boston City – o time disputa, há três anos, a terceira divisão do campeonato mineiro -, o estádio, de mesmo nome, abrigará todo o alojamento das categorias de base, com capacidade para 140 atletas; academia; salas de estudos; vestiários; refeitório; departamento médico e de fisioterapia e o centro de treinamento oficial do clube.
Valentim conta que, há 25 anos, quando chegou nos Estados Unidos, sentiu falta de um clube para torcer e acompanhar. Então, o empresário criou por lá, em 2014, o Boston City Futebol Clube. Percebendo o cenário brasileiro, resolveu fazer o mesmo por aqui e investir nas categorias de base.
“O Brasil é um grande celeiro de atletas para o mundo e um bom lugar para investir na base. O futebol nos EUA tem crescido e deve crescer ainda mais após a Copa do Mundo de 2026 (EUA, México e Canadá sediarão o evento). Então, a América do Sul é um bom lugar para atuarmos”, afirmou.
Além da região de Manhuaçu, o empresário diz que está em negociação no Espírito Santo para também levar o Boston City para a cidade.

A previsão para que a arena possa receber jogos oficiais é 2026. Atualmente, o estádio já recebe jogos das competições das equipes sub-20, sub-16 e sub-15, em uma parte pronta reservada para 2,5 mil pessoas. As obras estão sendo feitas por etapas.
“Começamos pela base para depois atender o time profissional. Não adiantaria reforçar o time profissional e termos que jogar em Ipatinga, por exemplo. Estamos crescendo aos poucos”, disse Valentim.
Sobre gerir os negócios a distância, já que mora nos EUA, ele é determinante: “Estou nos EUA desde 2018 e sempre falo que se o gestor precisa estar o dia todo trabalhando dentro da empresa, ele tá fazendo alguma coisa errada”.
Complexo vai além do futebol
Além do estádio e do centro de treinamento que dará a estrutura necessária para um departamento de futebol, outros investimentos estão sendo projetados para o complexo. A ideia é que o espaço abrigue ainda um shopping e um hotel para atender equipes visitantes e torcedores em geral. O empreendimento também receberá shows, festas e eventos em geral.
“A região não possui área de eventos. São cerca de 600 mil pessoas no entorno, contando as cidades vizinhas, que não possuem local para grandes acontecimentos. É um potencial muito grande oferecer isso”, afirmou Valentim.
Na parte do projeto que já está em uso, em cima dos vestiários, já estão acontecendo shows e apresentações de médio porte, mas será ampliado para uso nas mais diversas situações.
Veja imagens do novo estádio:











Quem é o empresário Renato Valentim, dono do Boston City
Nascido em 1970, em Manhuaçu, Renato Valentim começou a trabalhar com 18 anos no setor de alimentos. Em 1993, iniciou a carreira como empresário no setor automotivo. Após cinco anos, decidiu ir para Boston, nos Estados Unidos.
Por lá fundou a rede de restaurantes Tavern in the Square, que já possui 22 unidades naquele país. O empresário também atua no ramo da construção civil. E, desde 2014, mantém o time de futebol da cidade americana, o Boston City.
Em 2018, resolveu atuar no esporte também no Brasil, trazendo a marca e criando o time na cidade natal de Manhuaçu. A escola de esportes já conta com 250 alunos. Na área esportiva, também é sócio da Fórmula Indy/Boston.
Casado, pai de dois filhos, ele se diz orgulhoso em poder devolver para a cidade onde nasceu com investimentos e condições para melhorar a vida de futuros cidadãos. “O que mais busco hoje é proporcionar condições para pessoas que precisam realmente e estão buscando oportunidades: de trabalho e de realizar o sonho de jogar futebol. Chega uma etapa da vida que a gente precisa tentar dar um pouco do que a gente recebeu.”
Ouça a rádio de Minas