Empresários apostam no Dia dos Namorados para faturar

Mais uma vez os casais apaixonados precisarão se reinventar para comemorar o Dia dos Namorados em meio à pandemia. Seja em função dos horários restritos de funcionamento dos restaurantes ou mesmo para manter o distanciamento social e comemorar de uma forma mais intimista, opções não vão faltar.
As mais variadas casas de Belo Horizonte prepararam opções para todos os tipos de gostos, paladares, bolsos e disposições não apenas para suprir as necessidades e vontades do consumidor, mas também para aquecer os negócios nesta que é uma das principais datas para o setor.
De acordo com o atual decreto da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), bares e restaurantes estão autorizados a funcionar de segunda a sábado de 11 horas às 19 horas, o que limita um pouco as estratégias dos estabelecimentos. Por isso, brindes, kits para cozinhar em casa e delivery continuam como aliados aos negócios neste momento e podem ser uma boa alternativa para quem deseja uma comemoração literalmente a dois. Mas para os que preferem outros ares, as reservas com antecedência e promoções são as melhores opções.
A aposta do Boutique Parrilla da Vila, no Buritis, por exemplo, está em promoções e combos para atrair os clientes. Por R$ 149,90, os casais podem optar por diferentes pratos. E ainda ganharão uma sobremesa, que é o medalhão de Romeu e Julieta com sorvete, sucesso da casa. Para acompanhar, a promoção do double drink ou algumas opções de vinho. E todo o cardápio, que inclui outras opções de petiscos, pizzas, burguers, também está à disposição.
Sobre os cuidados que a pandemia requer, vale dizer que a casa está mantendo o distanciamento das mesas e cada uma só pode ter até quatro clientes. Os funcionários usam máscara e mantêm uma rotina de higienização sistemática. Há álcool em gel nas mesas, seguindo todos os protocolos orientados pelas autoridades sanitárias.
Em termos de negócios, o proprietário do Parrilla da Vila, Marco Aurélio, conta que como o restaurante foi inaugurado neste ano, será a primeira vez que estarão de portas abertas para receber os casais nessa data tão importante. Segundo ele, a pandemia causou grandes perdas para todos e, em meio a tanta tragédia, eles buscam meios para lidar com a situação, como promoções no restaurante e no delivery. “Estamos sempre buscando renovar nosso cardápio e fazendo promoções durante a semana”, ressaltou.

No Restaurante do Porto, que conta com duas unidades na Capital, as expectativas são grandes, já que ao contrário do ano passado, desta vez, a casa poderá receber os clientes presencialmente. Segundo o proprietário, Leonardo Duarte, embora o serviço de delivery tenha ajudado na data em 2020, nada se compara a receber e atender os casais pessoalmente.
“Apesar de sermos um restaurante tradicional, tivemos que nos reinventar, mas a conta não fecha. Estamos atravessando a pandemia com dificuldade, mas fizemos uma linda reforma no restaurante, reposicionamos e reestilizamos a marca e reelaboramos o cardápio. Por isso, esperamos casa cheia no Dia dos Namorados, claro, obedecendo às regras da cidade. Àqueles que queiram nos visitar, será um grande prazer, e ainda ajudaremos aos que desejarem uma surpresa para pedidos de casamento e outras declarações”, adiantou.
O Restaurante do Porto também vai oferecer um combo especial para a data para aqueles que preferirem receber o jantar em casa. Por R$ 175, o menu inclui Bacalhau Gomes de Sá, arroz de Braga, bolinhos de bacalhau, velas para um jantar romântico e um presente surpresa.
“Nosso delivery sempre foi muito bom e, com a pandemia, o trabalho que já era bem feito aconteceu naturalmente. Hoje, o faturamento dessa modalidade é infinitamente maior. O restaurante do Cidade Nova, por exemplo, tem espaço para 240 lugares, mas com as mudanças de distanciamento, caiu para somente 110, então o faturamento na casa está limitado”, explicou.
O restaurante japonês Yakan, na Savassi, também está comemorando o fato de poder receber os clientes presencialmente. A casa aposta em diversas promoções, combos e no seu clássico rodízio para atender os casais no Dia dos Namorados.
Segundo o sócio Diogo Leite, o Yakan recebeu centenas de mensagens pedindo um pacote especial e reserva para a data. Assim, para atender todos os gostos, o restaurante vai disponibilizar a venda de 50% das mesas antecipadamente e os outros 50% serão por ordem de chegada.
O valor da mesa para quatro pessoas é de R$ 1 mil com rodízio liberado, duas garrafas de sake e outras bebidas à vontade. Há duas opções de horário: turno 1: 11h as 15h e turno 2: 15h a 19h. Haverá ainda o rodízio tradicional por R$ 115 por pessoa e bebidas à parte.

Os clientes também podem garantir a comemoração retirando no Yakan o menu especial. Essa modalidade também funcionará somente por venda antecipada e horário agendado. “Uma pena ainda não podermos funcionar para o jantar. Para a noite, eu espero ainda ter um delivery forte, mas com a vantagem de poder atender pelo menos em parte do horário”, comentou.
Por fim, o O Italiano, no Olhos D’Água, está oferecendo reservas para quem deseja ir ao restaurante e kits para os casais finalizarem em casa. São opções de jantar completo em quatro tempos e adicionais para proporcionar a melhor experiência romântica. Não precisa saber cozinhar e é bem prático. As instruções vão junto com o kit e os itens duram até três dias se conservados em geladeira.
São duas opções, o kit Tradizionale (R$ 290) e o Speciale (R$ 490) – com antipasti, entrada, prato principal e sobremesa e, conforme o analista de marketing da casa, Rafael Simões, a expectativa é vender o dobro de kits em relação ao ano passado.
Livros e sapatos são “coringas” para o Dia dos Namorados em tempos de pandemia
Quando o assunto são os presentes, as estimativas do comércio também são favoráveis. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas do comércio varejista devem chegar a R$ 1,8 bilhão nesta data. Livros e sapatos surgem como opções interessantes para surpreender como presentes.
A Livraria Leitura, com 80 lojas distribuídas em 21 estados, está com uma série de sugestões para a data, como clássicos, romances e até séries completas com preços especiais.
Já a Constance Calçados preparou uma promoção para todos que fizerem a compra pelo site. A campanha, intitulada “Eu sei o que é o Amor”, oferece para cada cliente um desconto de até 50% para compras on-line. O valor do frete também está com desconto. A expectativa de vendas da rede é otimista, já que neste ano grande parte dos shoppings estão com suas lojas abertas para receber o público.
Ouça a rádio de Minas