Negócios

Fabricantes se unem em defesa do consumo de bebidas artesanais durante Carnaval de BH

Manifesto "Neste Carnaval, eu bebo local" defende a atuação e livre concorrência no comércio
Fabricantes se unem em defesa do consumo de bebidas artesanais durante Carnaval de BH
14 marcas participam de movimento em defesa da concorrência legal. Crédito: Diário do Comércio/Marcas participantes

Diante da polêmica envolvendo a restrição das vendas de cervejas que não são fabricadas pela Ambev em alguns locais de Belo Horizonte durante o Carnaval 2025, 14 fabricantes de bebidas artesanais de Minas Gerais se uniram para lançar o manifesto “Neste Carnaval, eu bebo local”.

A iniciativa pretende promover o consumo de bebidas produzidas no Estado durante a folia, mas com a intenção de que o movimento vá além do Carnaval e seja um ato de respeito pela indústria artesanal de bebidas, sendo Minas Gerais um dos principais produtores do País.

Participam da ação coletiva as produtoras artesanais:

  • 20’s,
  • Benerick’s,
  • Boozen,
  • Carimbó,
  • Drink Pronto,
  • Equilibrista,
  • Hazel,
  • Lassaleti,
  • Manza,
  • Ouro 1,
  • Stone Light,
  • Vanfall,
  • White Rabbit
  • e Xá de Cana.

Segundo o diretor da Equilibrista, Guilherme Drager, as bebidas produzidas em Belo Horizonte e região se desenvolveram com diversidade e qualidade, e foram abraçadas pelo público.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Não existe em nenhum outro canto do País um movimento de drinques prontos como aqui. Em algumas praças de outros estados, inclusive, lutamos contra um preconceito com a categoria por conta da baixa qualidade do que existia no mercado antes”, observa.

À frente da Stone Light, o diretor da empresa, Ramon Santos, destaca que a união do setor é antiga e visa fortalecer as marcas locais. “Belo Horizonte é livre, democrática, alegre, diversa. Essa é a cara do Carnaval e também dos drinques prontos”, diz.

Ele continua: “A nossa vontade de promover uma maior união do setor é antiga, justamente para que possamos trabalhar em conjunto para fortalecer-nos todos. Mesmo que a gente possa disputar espaço nos isopores e distribuidores, o sentimento geral é de união, porque está na nossa cultura”.

Empresas de bebidas se posicionam contra a concorrência desleal no Carnaval de BH

Segundo as empresas participantes, o manifesto “Neste Carnaval, eu bebo local” defende a atuação e livre concorrência no comércio, uma vez que a campanha promove a declaração pública de orgulho e pertencimento às marcas locais.

O texto destaca ainda a importância da união e da celebração da diversidade e da qualidade das bebidas produzidas em Belo Horizonte.

Além disso, a iniciativa também pretende promover o Envasarte, primeiro hub de produção de bebidas localizado no Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A fábrica é uma parceria entre as marcas Equilibrista, Stone Light e White Rabbit.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas