Fabricantes se unem em defesa do consumo de bebidas artesanais durante Carnaval de BH

Diante da polêmica envolvendo a restrição das vendas de cervejas que não são fabricadas pela Ambev em alguns locais de Belo Horizonte durante o Carnaval 2025, 14 fabricantes de bebidas artesanais de Minas Gerais se uniram para lançar o manifesto “Neste Carnaval, eu bebo local”.
A iniciativa pretende promover o consumo de bebidas produzidas no Estado durante a folia, mas com a intenção de que o movimento vá além do Carnaval e seja um ato de respeito pela indústria artesanal de bebidas, sendo Minas Gerais um dos principais produtores do País.
Participam da ação coletiva as produtoras artesanais:
- 20’s,
- Benerick’s,
- Boozen,
- Carimbó,
- Drink Pronto,
- Equilibrista,
- Hazel,
- Lassaleti,
- Manza,
- Ouro 1,
- Stone Light,
- Vanfall,
- White Rabbit
- e Xá de Cana.
Segundo o diretor da Equilibrista, Guilherme Drager, as bebidas produzidas em Belo Horizonte e região se desenvolveram com diversidade e qualidade, e foram abraçadas pelo público.
“Não existe em nenhum outro canto do País um movimento de drinques prontos como aqui. Em algumas praças de outros estados, inclusive, lutamos contra um preconceito com a categoria por conta da baixa qualidade do que existia no mercado antes”, observa.
À frente da Stone Light, o diretor da empresa, Ramon Santos, destaca que a união do setor é antiga e visa fortalecer as marcas locais. “Belo Horizonte é livre, democrática, alegre, diversa. Essa é a cara do Carnaval e também dos drinques prontos”, diz.
Ele continua: “A nossa vontade de promover uma maior união do setor é antiga, justamente para que possamos trabalhar em conjunto para fortalecer-nos todos. Mesmo que a gente possa disputar espaço nos isopores e distribuidores, o sentimento geral é de união, porque está na nossa cultura”.
Empresas de bebidas se posicionam contra a concorrência desleal no Carnaval de BH
Segundo as empresas participantes, o manifesto “Neste Carnaval, eu bebo local” defende a atuação e livre concorrência no comércio, uma vez que a campanha promove a declaração pública de orgulho e pertencimento às marcas locais.
O texto destaca ainda a importância da união e da celebração da diversidade e da qualidade das bebidas produzidas em Belo Horizonte.
Além disso, a iniciativa também pretende promover o Envasarte, primeiro hub de produção de bebidas localizado no Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A fábrica é uma parceria entre as marcas Equilibrista, Stone Light e White Rabbit.
Ouça a rádio de Minas