Empresas encontram oportunidades de crescimento ao otimizar o uso dos impostos

O pagamento de impostos é uma obrigação que todas as empresas precisam cumprir. Porém, a busca por vantagem competitiva no mercado faz com que alguns empresários adotem abordagens diferentes. Uma delas, é a prática de destinar o valor dos impostos para financiar projetos de crescimento ou, até mesmo, de expansão do negócio.
Ao reinvestir o valor destinado ao pagamento de impostos, as empresas passam a ter a possibilidade de direcionar o recurso para a abertura de novas filiais, aquisição de equipamentos modernos ou na necessidade de priorizar o desenvolvimento de novos produtos e serviços, conforme explica o CEO da Monetali, Ronison Leal.
“Quando falamos em investimentos para crescer o negócio, o empresário costuma pensar nos mais comuns: recursos próprios, aporte de um investidor ou empréstimo de banco”, diz. “Há uma quarta via que os pequenos e médios empresários não fazem ideia, mas que as grandes companhias usam para se alavancar, que é a estratégia de impostos. É o dinheiro mais barato, acessível e legal para crescer. Mas tem que saber usar para não incorrer em risco fiscal ou financeiro”, acrescenta o executivo.
Parcelamento de impostos
Segundo Leal, há alguns caminhos que possibilitam o uso estratégico dos impostos como forma de impulsionar o crescimento empresarial. Um deles é a adoção de um planejamento tributário legal, pelo qual a empresa, estrategicamente, pode deixar de pagar por um determinado período de tempo. Quando atinge o limite, no entanto, é possível fazer um acordo de parcelamento com o governo, estendendo-o por até 12 anos, com correção da taxa Selic.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Essa estratégia é comum e largamente adotada. Há um interessante caso aqui do sul, um conhecido varejista que vem abrindo dezenas de lojas no País, nos últimos anos, adotando essa estratégia, legalmente. É muito mais barato se financiar com imposto do que pegar empréstimo diretamente com o banco”, avalia o CEO da Monetali.
Outra opção é utilizar a recuperação do valor pago nos anos anteriores como investimento direto no negócio. Essa prática tem se tornado mais comum após a popularização de consultorias especializadas nessa área.
Diante desse cenário, de acordo com o executivo, a análise tributária se torna fundamental para as empresas que desejam expandir seus negócios utilizando os impostos de forma estratégica.
Ouça a rádio de Minas