Empresas devem integrar posicionamento e reputação, dizem especialistas

Com o tema “Posicionamento & reputação das empresas: entre o conflito e a conexão verdadeira”, a 9ª edição do Seminário da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Minas Gerais (Abracom-MG) reuniu agências, clientes e fornecedores do setor.
Em tempos de concorrência global e informação em tempo real, o grande desafio da comunicação é proteger e melhorar a reputação, em um processo que envolve pluralidade de públicos e múltiplas estratégias.
Segundo a professora e fundadora da ALL + Consultoria Estratégica, Ana Luísa Almeida, a chamada “crise de confiança”, que coloca governos, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e empresas sob suspeição, cria um cenário em que a comunicação não é a única responsável pela reputação de uma empresa ou instituição.
“A reputação é, hoje, um dos ativos mais importantes de uma empresa e é cada vez mais tangível. A empresa tem que pensar nos seus relacionamentos a partir da ‘supertransparência’ e que as pessoas sempre vão avaliá-la”, explica Ana Luísa Almeida.
Se posicionar em um ambiente global polarizado, com muitos ruídos comunicacionais e fake news, é um desafio diário para as empresas e profissionais da comunicação.
Para o coordenador de Marketing da Cemig, Lucas Souto, a reputação precisa ser vista como um capital estratégico.
“A reputação é um ativo cumulativo, construído por práticas e não apenas pelo discurso. Ela influencia a legitimidade. A nossa missão é mostrar consistência entre imagem, em parceria com as demais áreas”, pontua Souto.
De acordo com a head de Comunicação e Relações Públicas do YouTube, Malu Gonçalves, é preciso fazer um trabalho de educação com os diferentes públicos.
“Para proteger a reputação, a empresa deve provar o seu valor, não apenas comunicar. Deve exercer sua influência e expertise e criar relações baseadas em transparência. A reputação é um jogo em que a empresa precisa ser proativa e atender às demandas externas”, defende Malu Gonçalves.
Ouça a rádio de Minas