Empresas lançam campanha para atrair leitores para lojas físicas
A pandemia de Covid-19 fez as livrarias exclusivamente físicas passarem um grande dilema este ano. O segmento, que já estava em queda desde a popularização do e-commerce, sofreu perdas significativas com o fechamento temporário do comércio para clientes presenciais e medidas rigorosas de restrição de circulação de pessoas em centros comerciais.
Para tentar contornar a situação, uma iniciativa inspirada em movimentos internacionais foi adotada por um grupo de mais de 120 livrarias do País. A campanha #TudoComeçaNaLivraria visa resgatar o hábito e as vantagens de se folhear um livro em meio a um acervo imenso de obras, como nos tempos pré-internet.
Valorizar as livrarias como ponto de conexão entre livreiros, autores, editores, distribuidores e leitores é um dos objetivos da iniciativa, que visa ainda fortalecer livrarias físicas como vitrine para o lançamento de novos títulos.
Um dos coordenadores da campanha, o diretor-executivo da Editora WMF Martins Fontes, Alexandre Martins Fontes, anunciou que, no período de 11 a 13 de dezembro, as principais livrarias brasileiras farão uma grande exposição de livros novos publicados a partir de outubro no País, dando descontos especiais e fazendo promoções para os clientes. Segundo ele, a ideia é criar campanhas ao longo dos próximos anos, para fazer com que as pessoas se sintam convidadas para visitar as livrarias. (Brasil 61)
Leitura abre ponto de venda no shopping Diamond Mall

Plano da Leitura para 2021 é continuar a abrir lojas em cidade acima de 300 mil habitantes | Crédito: Gabi Soutto Mayor
Dando continuidade ao seu plano de expansão que a transformou na maior rede em unidades físicas do Brasil, (78 lojas), a Livraria Leitura inaugura a 14ª unidade na capital mineira, cidade onde nasceu. A inauguração acontecerá dia 4 de dezembro no Diamond Mall.
A nova unidade, além de oferecer o que há de melhor no mercado nos segmentos de livraria, também irá disponibilizar itens de papelaria, presentes, suprimentos de informática e geek. Ademais, os leitores poderão encontrar no local muitas novidades como a edição de luxo “Harry Potter e a Pedra Filosofal Minalima” e o “O Ickabog” de J. K. Rowling, “Corrente de Ouro” de Cassandra Clare, “365 dias” de Blanka Lipinska, “O Maior Segredo” de Rhonda Byrne, “Decida Vencer” de Eduardo Volpato, entre outros destaques.
Ainda neste ano, a rede ainda irá inaugurar mais duas unidades, uma em São Paulo, no Mooca Plaza Shopping, e outra em Salvador, no Shopping da Bahia, fechando o ano vigente com 80 lojas.
A abertura de filiais começou na década de 1980. A partir dos anos 90, o plano passou a ser uma nova unidade por ano. Em 2000, a rede rompeu as divisas de Minas Gerais abrindo uma loja em Brasília e hoje é líder do segmento em números de lojas físicas no Brasil. O plano para 2021 é continuar a abrir lojas em cidade acima de 300 mil habitantes.
Para o presidente da Leitura, Marcus Teles, o segredo do sucesso é qualificar as lojas com layouts atrativos e confortáveis, grandes variedades de produtos, promoções atrativas e muitos eventos, transformando-se em um ponto de convivência social.
Ouça a rádio de Minas