União de empresas fortalece mercado de pescados em Minas

Em movimento estratégico para impulsionar a cadeia de valor dos pescados no mercado regional, as empresas GTM Distribuidora, MKT Beneficiadora e Estância da Tilápia unem-se, dando origem a um novo grupo com atuação integrada em piscicultura, frigorífico e comercialização: a GTM Alimentos.
Segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Minas Gerais ocupa a terceira posição nacional na produção de tilápia, com cerca de 52 mil toneladas anuais, e se destaca como um dos estados com maior potencial de crescimento no setor.
A nova sociedade representa uma evolução e consolida o grupo como sólida estrutura produtiva em Minas Gerais. O modelo de negócio prevê a integração da cadeia produtiva a partir do ponto de vista do cliente.
A união nasce de valores compartilhados, como transparência, respeito, excelência, foco no cliente e visão de futuro, e pretende ampliar a capacidade de produção, distribuição e execução, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do setor e para o aumento do consumo de pescados.
A Estância da Tilápia realiza a engorda de tilápia em tanque-rede, em Felixlândia, na região Central do Estado, às margens do reservatório de Três Marias. A região conta com excelente qualidade de água e temperatura, condições naturais ideais para a produção. A GTM atua desde 2018 com foco na distribuição de pescados por meio das marcas Bem Fresco e Q-Pescado, com forte presença em Minas Gerais e no Espírito Santo, enquanto a MKT é uma empresa com ênfase no beneficiamento de pescados.
Expansão da capacidade produtiva
Até 2030, o plano de investimentos visa ampliar a capacidade produtiva e logística, acelerar a inovação e a eficiência, reforçar a competitividade do grupo e impulsionar a geração de empregos e o desenvolvimento regional. As marcas Bem Fresco e Q-Pescado continuarão sendo comercializadas.
O grupo é formado pelos sócios Ana e Pedro Rivelli (Estância da Tilápia) e Rodrigo Rocha e Leonardo Arantes (GTM e MKT). Representantes da nova geração de tradicionais famílias empresárias de Minas Gerais, os empreendedores unem expertises para construir um novo negócio, independente das atividades de suas empresas de origem.
“Fizemos um verdadeiro turnaround na Estância da Tilápia, multiplicando por cinco nossa capacidade produtiva. Agora, buscamos consolidar um grupo robusto, com alto desempenho e produtos de excelência”, afirma Pedro Rivelli.
A expectativa é que, ao final do ciclo de investimentos, o grupo alcance ganhos expressivos em eficiência, competitividade e geração de empregos na região. “Estamos unindo conhecimento profundo do consumidor, experiência em gestão e desenvolvimento de categoria com a expertise na cadeia produtiva de proteína animal. A complementaridade entre as empresas nos torna mais preparados para encarar os desafios do mercado e estimular o consumo de pescados”, destaca o sócio da GTM e da MKT, Rodrigo Rocha.
Ouça a rádio de Minas