Negócios

Empresas mineiras se unem e criam gigante no setor de logística sustentável

O negócio visa fortalecer a presença da Lenarge em soluções de transporte sustentável e amplia para todo o Brasil seu novo leque de serviços
Empresas mineiras se unem e criam gigante no setor de logística sustentável
Da esquerda para a direita presidente da Lenarge, Márcio Moraes, Ceo da Zero Carbon, Felipe Marçal, diretor comercial da Lenarge, Gustavo Moraes Foto: Divulgação Lenarge

A Lenarge – uma das maiores empresas de transporte do Brasil – , com sede em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), adquiriu a Zero Carbon Logistics – referência em logística sustentável e pioneira na implementação de veículos 100% elétricos e movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) – com sede na Capital.

O negócio, que não teve o valor divulgado, visa fortalecer a presença da Lenarge em soluções de transporte sustentável e amplia para todo o Brasil seu novo leque de serviços, incluindo armazenagem e transporte MRO (transporte de materiais necessários para a manutenção, reparo e operação de uma empresa), para os segmentos de mineração, siderurgia, agronegócio e indústria pesada.

Com a aquisição, o grupo passa a contar com mais de 2 mil colaboradores e uma frota combinada de mais de 3 mil equipamentos, além de uma solução inovadora para monitoramento e redução de emissões. A projeção é alcançar R$ 2 bilhões de faturamento já no primeiro ano, que representa 30% de aumento para a Lenarge, consolidando o grupo como uma potência em logística sustentável no Brasil.

De acordo com o CEO da Zero Carbon, Felipe Marçal, as empresas manterão suas estruturas e figuras jurídicas, passando a compartilhar processos de back office e a carteira de clientes. O executivo continua à frente das operações da Zero Carbon.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Vamos potencializar os nossos serviços. De um lado a Zero Carbon vai ganhar escala e, do outro, a Lenarge, que já se preocupava com sustentabilidade, vai ganhar novo nicho. O perfil de clientes é o mesmo e, nesse primeiro momento, esperamos um crescimento orgânico. E, claro, já observamos novos setores como Óleo & Gás e o crescimento do agronegócio, por exemplo”, explica Marçal.

A Lenarge percorre anualmente mais de 100 milhões de quilômetros pelas estradas do País, transportando 15 milhões de toneladas de cargas essenciais para setores como siderurgia, mineração, construção civil e agronegócio, entre outros.

Adoção de veículos elétricos na frota reforça logística sustentável

Com quase 40 anos de atuação no mercado, a Zero Carbon começou a incorporar veículos elétricos em sua frota em 2016, reforçando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Em 2022, foi a única empresa de logística convidada a participar da COP 27, no Egito, e, no ano seguinte, da COP 28, nos Emirados Árabes.

Outro pilar da empresa é a armazenagem de cargas. A maior estrutura da marca está localizada em Betim (RMBH), com 10 mil metros quadrados de espaço destinado para armazenar todo o estoque dos clientes e distribuir à medida do necessário.

Além de Betim, a Zero Carbon conta com filiais em São Paulo, Carajás/Parauapebas (no Pará) e uma unidade internacional em Miami, nos Estados Unidos.

Com a união das empresas, o fundador da companhia espera disseminar o conceito de logística sustentável por mais setores. A expectativa é que novos postos de trabalho sejam abertos no curto prazo, especialmente em Minas Gerais.

“Essa união nos permite ampliar nossa capacidade de inovação e acelerar a transformação sustentável do setor, mostrando que a logística sustentável é possível em um país com as dimensões e diversidade do Brasil. Vamos chegar a novos territórios e isso, certamente, vai impor a contratação de mais gente, especialmente, em Minas Gerais, onde estão concentradas as nossas estruturas administrativas e boa parte das operacionais”, completa o CEO da Zero Carbon Logistics.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas