Empresários mineiros do ramo de joias e pedras preciosas buscam oportunidades no mercado asiático

Cerca de 40 empresários mineiros do setor de gemas e joias participam, entre 15 e 19 de setembro, da Jewellery & Gem WORLD Hong Kong (JGW), considerada a principal feira B2B do segmento no mundo. A missão empresarial integra o projeto setorial Precious Brazil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Ao todo, 28 companhias brasileiras levam as gemas nacionais para o público internacional, em um momento em que o setor busca ampliar relações comerciais no mercado asiático diante do impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Corretivos de Pedras Preciosas de Minas Gerais (Sindijoias Ajomig), Murilo Graciano, a feira é estratégica por concentrar os principais compradores e fornecedores mundiais.
“É uma oportunidade de captar novos clientes, estreitar relações já existentes e antecipar tendências. O nome do Brasil carrega relevância no setor de pedras preciosas, tanto pela quantidade quanto pela qualidade, e o mercado internacional espera excelência dos produtos brasileiros”, afirmou.
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Cenário mundial complexo
Graciano destaca ainda que a participação ganha importância diante do cenário atual. “O tarifaço de 50% nas exportações para os Estados Unidos prejudica a competitividade do Brasil. Apesar da Ásia já ser um mercado consolidado, este evento fortalece as relações multilaterais, compensando a perda de espaço em outros destinos”, disse.
Um dos empresários mineiros que vai participar da expedição é o dono da PB Gems Ltda, Daniel Bronfen. Ele comenta que a família já frequenta o evento há cerca de 20 anos e que a JGW funciona como ponto de convergência do setor.
“É um momento para encontrar parceiros, acompanhar o que está sendo produzido em outros países e abrir portas para novos clientes. Apesar das dificuldades impostas pelas tarifas, o evento em Hong Kong mantém sua importância por não enfrentar barreiras logísticas”, avaliou.
O Brasil está entre os três maiores exportadores globais, com mais de 109 variedades de gemas catalogadas. Em Minas Gerais, o mercado fechou o último ano com resultados positivos e um crescimento de 5%. Antes do tarifaço, Murilo Graciano, estimava um crescimento entre 5% e 10% do setor em 2025, mesmo com desafios, como a alta do ouro e importações do mercado asiático.
Após a etapa na Ásia, o setor também será representado entre 20 e 23 de setembro na Milano Fashion & Jewels, evento realizado em paralelo à Semana de Moda de Milão. Dez empresas brasileiras apresentarão coleções de joias e acessórios, com foco em design autoral e sustentabilidade.
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