Empresta cresceu 60% em 2020 e prevê expansão para este ano

Em contramão as dificuldades impostas ao mercado pela pandemia, a mineira Empresta, que oferece soluções de crédito, não só conseguiu se manter ativa como também alcançou um crescimento expressivo em 2020. A rede de franquia teve um aumento de 60% no seu faturamento em relação a 2019. Neste período, foram mais de 120 mil clientes atendidos e cerca de R$ 320 milhões liberados junto aos bancos parceiros.
A rede também foi ampliada, com a inauguração de 40 lojas no Brasil. Além disso, com a aquisição da Ypy, a Empresta agora possui mais de 90 lojas no País e está presente em 11 estados e no Distrito Federal, chegando a dois novos estados, Bahia e Pará. Para 2021, o objetivo é expandir ainda mais os negócios, abrindo 36 novas unidades.
Para atender a demanda cada vez maior, a Empresta também dedicou o ano de 2020 ao desenvolvimento, aperfeiçoamento e programação de seus sistemas próprios. Foram realizados importantes incrementos no setor de tecnologia, com o investimento de mais de R$ 2,7 milhões inovação.
Além dos investimentos, com o Hackathon Empresta +Cotemig, realizado em dezembro, foram desenhados diversos projetos novos de TI, que servirão de base para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. Todos com a participação de jovens talentos da área, inclusive, alguns foram convidados a integrar o time Empresta, conquistando assim um emprego em sua área de formação.
Os números favoráveis de 2020 impulsionam perspectivas maiores para este ano. Bruno Garboci, sócio-diretor da Empresta, apresenta as principais metas para 2021. “Temos vários planos. O primeiro deles é abrir mais lojas. Também vamos expandir toda a nossa parte de e-commerce e desenvolver produtos com a marca Empresta, como o Empresta Seguro e o Empresta Consignado. Ainda, vamos ampliar a nossa base de colaboradores, além de investir mais em mídia e marketing.”
Desenvolvimento humano – Para alcançar bons índices em um ano marcado por incertezas e instabilidade econômica, a Empresta fez o maior de todos os investimentos: no capital humano. A valorização e engajamento do time foram pontos primordiais para que a empresa conseguisse manter o foco no cliente e aumentar as vendas.
Foram mais de 30 mil horas voltadas à capacitação dos seus colaboradores. Para tanto, foi criada a Universidade Empresta, uma plataforma completa para o desenvolvimento técnico e profissional da equipe. “O objetivo é disseminar a cultura da inovação, do compartilhamento de boas práticas e com isso, aumentar o engajamento dos funcionários”, explica Bruno Garboci.
Além disso, em um ano também marcado pelo aumento do desemprego, com mais de 14 milhões de brasileiros sem trabalho, a Empresta gerou oportunidades e contratou mais de 300 funcionários.
E a valorização humana foi além dos limites da empresa, chegando às comunidades, asilos, creches, ONGs e orfanatos. A empresa realizou ações solidárias que beneficiaram mais de 2 mil pessoas em 50 cidades do País. Foram doados alimentos, artigos de higiene e limpeza, brinquedos e fraldas geriátricas, dentre outros itens.
A entrega das doações é uma das ações que compõe o programa interno Hábitos de Sucesso, que propõe, diariamente, que os colaboradores pratiquem e desenvolvam atitudes positivas, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, profissional e coletivo, além de ações em prol do próximo.
Ouça a rádio de Minas