Mulheres que movem a economia se encontram em Contagem

Mulheres empreendedoras, líderes empresariais e representantes de diversas instituições que fomentam o desenvolvimento econômico e social vão se reunir no 6º Encontro Municipal de Empreendedorismo Feminino (Emef), em 9 de outubro, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O evento será um momento de celebração, conexões e protagonismo feminino. De acordo com a presidente do Conselho Empresarial da Mulher da Associação Comercial e Industrial de Contagem (ACIC), Joana Teixeira, o encontro é baseado em dois pilares: capacitação e inspiração.
“No ano passado, o Emef foi o maior evento de empreendedorismo da cidade. Nossos pilares são capacitar e inspirar. Muitas de nós somos desencorajadas a seguir no empreendedorismo, temos nossa capacidade sob desconfiança e, por isso, precisamos nos inspirar umas às outras. Já a capacitação é imprescindível para conseguir perpetuar o negócio em um mercado tão agressivo e competitivo”, explica Joana Teixeira.
Dados da Pesquisa IRME de 2023, realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), com apoio da Rede Mulher Empreendedora e execução do Instituto Locomotiva, revelam o quanto a capacitação e a inspiração são importantes diante do perfil das empreendedoras brasileiras. O estudo mostra que 70% das empreendedoras são mães. Ao todo, 55% das mulheres empreendedoras abriram seus negócios por necessidade. 75% delas são das classes DE, 63% possuem até o ensino fundamental, 63% começaram a empreender depois da maternidade e 61% são negras.
O Emef é exclusivamente feminino e não exige nenhum pré-requisito das participantes. Serão 250 vagas para uma noite de palestras e networking. A professora da Fundação Dom Cabral (FDC), Conceição Lacerda, que atua nas áreas de pessoas, liderança e desenvolvimento há mais de 35 anos, já é presença confirmada.
“O Emef é para todas as mulheres interessadas em empreendedorismo, desde as que ainda estão pensando em empreender até as empresárias já consolidadas. O nosso objetivo é movimentar a cidade de Contagem e fomentar o potencial do empreendedorismo feminino para tornar a nossa economia mais diversa e resistente às crises”, destaca a presidente do Conselho Empresarial da Mulher da ACIC.
A programação completa e o link para compra de ingressos estarão disponíveis no Instagram do Conselho Empresarial da Mulher da ACIC nos próximos dias.
Ouça a rádio de Minas