Engajamento global dos colaboradores é de 23%

Diversas pesquisas e relatórios pelo mundo têm demonstrado a dificuldade de muitos colaboradores de sentirem-se motivados e engajados na empresa em que trabalham, dado um afastamento da liderança, cultura organizacional frágil, falta de senso de crescimento entre outros.
O relatório de 2023 “State of the Global Workplace” (Estado do Ambiente Corporativo Global, em tradução livre) feito pela Gallup, indica que 23% dos colaboradores, a nível global, são de fato engajados com suas empresas, enquanto pesquisa feita no mesmo ano pela consultoria Robert Half reforça a importância da atuação da liderança para a satisfação profissional, mostrando que 89% das companhias reconhecem que bons resultados estão ligados à motivação e felicidade dos colaboradores.
Neste contexto, o modelo partnership tem sido empregado no mundo corporativo como uma estratégia de crescimento das empresas. A parceria permite que colaboradores tornem-se sócios das empresas para as quais trabalham.
A Mhydas Planejamento Financeiro utilizou o modelo para expandir as unidades da empresa. O CEO e fundador da empresa, André Bobek, explica que a aplicação deste modelo de gestão como crescimento empresarial tem guiado a expansão de diferentes negócios e traz diversos benefícios para a equipe, como um aumento do engajamento dos colaboradores, ampliação da cultural organizacional e senso de propriedade e impulso do desempenho organizacional, visto que os colaboradores devem atingir diversos patamares estabelecidos para ter a possibilidade de aplicar-se para o partnership.
O processo da contratação e posterior retenção de talentos nas empresas é visto como um dos maiores desafios para os empreendedores, conforme pesquisa realizada pela Statista, em 2020.Bobek diz, ainda, que ter uma equipe motivada e voltada para resultados auxilia no desenvolvimento do modelo na empresa que, quando aplicado, apoia mudanças nesse panorama, visto que mais do que colaboradores, os profissionais passam a ser proprietários, embaixadores da cultura organizacional e promotores de um senso de comunidade e pertencimento.
“Trabalhar com partnership também aumenta a autonomia e liberdade dos colaboradores, desenvolvendo suas criatividades e expandindo a satisfação empresarial”, diz.
Empresas de diversos setores podem trabalhar com o modelo de partnership e o mercado de investimentos está entre os que se destacam no formato. Apenas em 2022, somente o grupo de assessores de investimentos já reunia mais de 1,1 mil empresas trabalhando com partnership, segundo a Associação Brasileira dos Agentes Autônomos de Investimentos (ABAAI).
A Mhydas Planejamento Financeiro, por exemplo, que está localizada em Ponta Grossa (PR), está se preparando para a abertura de sua segunda unidade, em Londrina, através do modelo de partnership.
“As marcas são feitas de pessoas e a partir do momento que entendemos que os colaboradores estão imersos na cultura, é um processo benéfico para os dois lados e que promove um crescimento sustentável e pautado no reconhecimento”, observa.
De acordo com o empresário, alguns pontos de atenção para uma expansão por meio de parcerias também precisam ser considerados como conflito de interesses, poder de decisão, compartilhamento de lucros e receitas, complexidade na gestão, risco de reputação, entre outros. “São situações que não surgem de antemão, mas que facilmente podem se tornar grandes problemas. Por isso devem ser avaliadas com cautela”, finaliza.
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