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EnvironBit mapeia estradas brasileiras para reduzir acidentes com animais

Aplicativo consegue prever situações de risco de acidentes com animais em rodovias
EnvironBit mapeia estradas brasileiras para reduzir acidentes com animais

A startup mineira EnvironBit vai relançar em fevereiro de 2025 um aplicativo capaz de mapear e monitorar 400 mil quilômetros de estradas no Brasil para ajudar a reduzir os altos índices de atropelamentos e mortes de animais em rodovias. Batizada de U-Safe, a tecnologia foi inicialmente lançada em agosto deste ano, voltada para uso de empresas. Agora, a nova versão estará disponível para navegação de todos os usuários. A ferramenta será disponibilizada gratuitamente para download nos lojas App Store e Google Play.

A iniciativa é do professor de Ecologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Alex Bager e sua equipe. Estudos iniciados em 2014 deram formato ao Sistema Urubu, um aplicativo que mapeia a incidência de animais atropelados pelas estradas brasileiras, resultando em mais de 400 mil registros.

Com base nesses dados, foi fundada em 2019 a EnvironBit, desenvolvendo o U-Safe, um sistema preditivo que mapeou 400 mil km de estradas com 86% de precisão. A empresa oferece consultoria, planejamento territorial e soluções para mitigar atropelamentos. Hoje, atua no Brasil e em Portugal.

Análise de impacto e mobilização social

“Com as imagens e dados que recebíamos, conseguimos mapear estradas de grande impacto no Brasil”, frisa Alex Bager. Segundo ele, o Sistema Urubu acabou ganhando campanhas, como o Dia de Urubuzar, quando mobilizou mais de 30 mil pessoas de zoológicos, universidades e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foram mais de 100 grupos trabalhando em todo o país e replicando a ação com o aplicativo em suas cidades.

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“É uma startup de impacto social que se apoia em pesquisa científica e ações do dia a dia. Gosto de dizer que é um exemplo do potencial realizador. De quando a universidade sai do mundo acadêmico e vai ao encontro das necessidades do mundo aqui fora”, afirma o professor.

No mesmo ano, a EnvironBit foi selecionada para ser incubada dentro da Universidade Federal de Lavras. Logo em seguida, veio a pandemia, e tudo acabou sendo feito a distância até novembro de 2022. “Recebemos um prêmio como uma das melhores incubadas do período”, recorda.

Ele relata o apoio recebido do Sebrae. “É como se fosse pai e mãe. Antes mesmo de fundarmos a startup, já fazíamos capacitações para aprender a fazer plano de negócio”, lembra.

Desde então, os sócios da EnvironBit já participaram de diversas iniciativas. “Nossa virada de chave ocorreu com os programas de aceleração. Durante a pandemia, participamos do ‘Capital Empreendedor’ e do ‘InovAtiva’, que foram remotos. Já no Inova Amazônia, que foi em sua maioria presencial, intensificamos nossa participação nas atividades do Sebrae”, comenta o pesquisador.

“Agora, estou conectado com cerca de 10 grupos do Sebrae e diariamente recebo diversas oportunidades para participar de ações, como o LAB do Mato Grosso do Sul”, diz. O primeiro produto desenvolvido foi o U-Safe, uma espécie de Waze de proteção da biodiversidade.

Como funciona o monitoramento das estradas?

Na prática, o aplicativo avisa em trechos mais perigosos das estradas para reduzir a velocidade nas estradas, oferecendo mais segurança para as pessoas e para a vida silvestre. “E como a gente faz isso? Nós criamos o que chamamos de ‘KM da Proteção’ e que é a grande inovação da empresa”, explica Bager.

Alex Bager (esquerda) fundou a EnvironBit depois da experiência adquirida com o Sistema Urubu. Foto: Arquivo pessoal

“Com nosso banco de dados de animais atropelados, agregamos informações biológicas, ecológicas e de rodovias para entender a região do entorno, se tem água, pasto, a temperatura média, formato da rodovia, se é reta, curva, entre outras. São mais de 100 variáveis reunidas”, elenca.

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Com todo esse conjunto de informações e o uso de tecnologia artificial, a startup consegue prever situações de risco, além de ampliar o mapeamento de quilômetros de estradas, sem a necessidade de conhecer todos os trechos.

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