Equilibrista prevê vender meio milhão de latas de drinques prontos no Carnaval de BH

No cenário de crescimento das bebidas enlatadas, marcas que trazem drinques prontos ganham força entre os consumidores belo-horizontinos. Uma delas é a Equilibrista, que celebra dez anos de operação na capital mineira e prevê vender 500 mil latas no Carnaval de BH 2025.
O plano representa um aumento de 66% em relação à folia do ano passado, quando foram comercializadas 300 mil latas.
“Estamos apostando em uma megaoperação para este Carnaval, com o objetivo de garantir que nossas bebidas cheguem a todos os foliões de Belo Horizonte. Este será um marco para nossa história”, conta o sócio-diretor da fabricante, Guilherme Drager.
O empreendedor acredita que, mais da metade das latas produzidas serão do Gingibre, consolidando-o como o grande destaque do portfólio.
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A estratégia inclui reforçar a distribuição por ambulantes, com a meta de alcançar cerca de 60% dos pontos de venda móveis na cidade e, com isso, estar presente em 100% dos blocos.
Mercado de drinques prontos
Nascida em 2015, mesmo ano em que surgiu a concorrente Xeque Mate, a Equilibrista tem a proposta de oferecer drinques prontos para beber, como o clericot e a sangria em potes de vidro. A ideia dos drinques rapidamente conquistou o público nos eventos culturais e gastronômicos de Belo Horizonte.

Em 2018, a marca deu um passo decisivo rumo à consolidação comercial, com o lançamento, em barril, do drinque pronto Gingibre, que tem gin, gengibre, limão e mel orgânico entre os ingredientes.
“Criamos essa brincadeira de sabores e deu super certo. Rapidamente a mistura viralizou nos bares e festas da cidade, e mesmo hoje ainda é feita, com os drinques em lata”, diz Drager.
Segundo ele, o Carnaval tem sido um marco importante na trajetória da bebida. Na edição de 2020, por exemplo, o lançamento da lata do Gingibre coincidiu com uma forte aposta na festa de rua de Belo Horizonte, quando investiram no patrocínio de pequenos blocos e artistas independentes, consolidando a presença da marca entre os foliões.

Na época, o rótulo foi assinado pelo Estúdio Bogotá, rendendo o prêmio Design Awards, por voto popular, e o segundo lugar pelo júri naquele ano.
Já em 2023, a empresa desenvolveu uma nova receita. Trata-se da Rubra, bebida que reúne aromas e sabores naturais com raízes amargas, ervas e laranja, e tem perfil mais amargo. Ela tem um perfil mais sofisticado de sabor, e ajudou a ampliar o portfólio da marca para um público de paladar mais complexo.
Veneta é o lançamento mais recente da empresa
Agora, a mais recente aposta da empresa é a Veneta, lançada no fim de 2024. A bebida é uma mistura de vodca, frutas vermelhas e hortelã, e é uma opção doce e refrescante para o Carnaval 2025.
Todas as bebidas da marca possuem 7,9% de teor alcoólico e são comercializadas em latas de 355 ml ou em barris para bares e eventos.
Além disso, a Equilibrista mantém a comercialização da Sangria e do clericot sob encomenda, principalmente para restaurantes de chefs, como Bruna Martins, do Birosca e Florestal, o que atesta a qualidade e o cuidado na fabricação de seus produtos, que usam insumos 100% naturais ou in natura.
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