Negócios

Escola celebra 20 anos de artes digitais e dos quadrinhos

Quem aprecia e deseja aprender na prática sobre o vasto universo das artes digitais e dos quadrinhos, com a possibilidade de atuar nesse mercado, encontra na Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais uma metodologia avançada de ensino, equiparada às melhores escolas do mundo no seu segmento, e muitas fontes de inspiração: professores premiados que trabalham para as maiores editoras de HQs do mundo, como Marvel e DC Comics, Mauricio de Sousa Produções, filmes de Hollywood e outras.

Completando 20 anos de atuação, fundada pela visionária Doroti Seixas e pelo multifacetado diretor de arte e animação, quadrinista e roteirista, Cristiano Seixas, a Casa dos Quadrinhos mantém o frescor de quando iniciou o desafio de oferecer cursos focados em artes aplicadas para entretenimento em uma época escassa de instituições da área certificadas na capital mineira.

É a única escola técnica em Minas Gerais com diploma aprovado pela Secretaria Estadual de Educação.

“Em nosso primeiro ano contávamos com três professores. Hoje são 15 especialistas e mestres que atuam dentro e fora do País, nos Estados Unidos e na China, só para citar. Temos orgulho de todos os alunos que passaram por aqui. Muitos vieram do interior de Minas Gerais e de mais longe ainda, do Norte, Sul e Centro-Oeste, em busca de qualificação, e atualmente desenvolvem trabalhos para grandes empresas nas mais diversas frentes, seja na elaboração de vinhetas, desenhos animados e ilustrações para TV, cinema, internet e publicidade, além de HQs. O ex-alunos Ig Guara Barros e Mariamma Fonseca são alguns desses exemplos; ele trabalha para os mercados brasileiro, americano e europeu, em editoras como a DC Comics, Marvel e Big Jack Studios, e a Mariamma fez ilustrações personalizadas para as sandálias Grendha Raízes – Ivete Sangalo e para o projeto “Olga Explica”, da Think Olga (ONG feminista de SP)”, descreve Cristiano Seixas.

Ao longo dessas duas décadas, a Casa dos Quadrinhos formou mais de 3 mil alunos e alguns hoje são professores lá, como Wesley Soares, que entre seus inúmeros trabalhos com Ilustração e pós-produção fez a web série animada Ag. Cousteau, vinhetas animadas da Casa Online e do Ghost Jack Studio, e Bella Santana, autora do livro Francisco, uma mistura de quadrinho, com livro infantil e ilustrado.

“Nossa filosofia de ensino não se limita aos conhecimentos técnicos, buscamos desenvolver novos sensos artísticos, capacidades e habilidades para formar, além de artistas, verdadeiros observadores do mundo”, destaca Doroti Seixas.

Considerada uma escola de vanguarda, sua infraestrutura completa conta com os mais modernos equipamentos e ferramentas para construir uma grade curricular de cursos alinhada às necessidades do mercado nacional e internacional e aos interesses dos alunos, tendo adquirido recentemente a impressora 3D Lab.

“É o que há de mais inovador, reduz os custos de produção e traz um nível de realismo fantástico. Usamos a impressora 3D no curso intensivo de escultura digital para imprimir protótipos de peças de design, como personagens, criaturas, objetos e cenários, com o software Zbrush, a ferramenta mais utilizada no mercado”, ilustra Cristiano Seixas.

Há ainda cursos de computação gráfica 3D, desenho básico, pintura, ilustração publicitária e artística, técnicas diversas de animação, histórias em quadrinhos, mangá (quadrinho japonês), voltados para crianças, jovens e adultos.

Constante criação – Fonte inesgotável de criatividade e talentos, a Casa dos Quadrinhos engaja e envolve professores e alunos em projetos feitos com o setor público e privado. O mais recente é o piloto de uma série de animação 3D feito em parceria com a produtora de conteúdo Content Blue: “Divino Presente”, lançada no Youtube no fim do ano passado.

O time se uniu à Content Blue, através da produtora Ghost Jack, para contar as aventuras de um menino sonhador de 11 anos, Divino, que viaja no tempo com a cápsula luminosa e ultramoderna, Esfera do Tempo, criada pelo professor Pachecão, um cientista bem-humorado e trapalhão. O projeto será apresentado no principal evento dos Estados Unidos focado em animação infantil: o Kidscreen Miami, que ocorrerá até o dia 13 de fevereiro.

Outro trabalho é a exposição gratuita “Marvel Comics – Homenagem aos 80 anos da Casa das Ideias”, a convite da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em exibição até o dia 28 de fevereiro, com mais de 40 peças, entre revistas, pôsteres, esculturas e originais, criados pelos professores da Casa: Márcio Fiorito, que atualmente desenha os Vingadores para a revista Marvel Action: Avengers; Eduardo Pansica, que participou do título Monte Cook’s Ptolus, publicado pela Marvel em 2007 e desde 2009 desenha para a editora DC Comics; Guilherme Balbi, que desenhou para editoras americanas como IDW, Dark Horse, DC Comics, criou design para filmes de Hollywood e fez cards para a Marvel; Rodney Buchemi, que já trabalhou em projeto assinado por Stan Lee, e teve suas produções publicadas nas editoras Marvel Comics, DC Comics, Dabel Brothers.

A Casa na Casa – Para celebrar os 20 anos de fundação, a Casa dos Quadrinhos realiza em sua sede a “Miniexposição 20 Anos da Casa na Casa”, na qual apresenta a evolução, o antes e depois, de diversas produções feitas por alunos e professores. A entrada é gratuita.

A Casa dos Quadrinhos está localizada no bairro Funcionários, em um prédio tombado pelo Iepha/MG, e integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. (Da Redação)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas