Negócios

Escola de Negócios da Favela vai ganhar escala

Escola de Negócios da Favela vai ganhar escala
Crédito: Divulgação

A Fundação Dom Cabral (FDC), a Central Única das Favelas (Cufa) e a Favela Fundos fizeram um grande piloto da Escola de Negócios da Favela em 2022. Foi um ano para testar conteúdos específicos para empreendedores de favelas e periferias, assim como ver, entre os formatos presenciais e on-line (síncronas e assíncronas) quais são os que funcionam mais para este público.

A partir dos testes, a Escola entendeu as dores, desafios, linguagem e as especificidades do ecossistema. Agora, com os aprendizados em mãos, chegou a hora de expandir a Escola com o lançamento de uma plataforma digital, que estará disponível a partir de abril, com trilhas educacionais específicas e conteúdos direcionados aos empreendedores em formato de vídeo e materiais de apoio, que retratam histórias reais e linguagem acessível. A trilha utilizada apresenta ferramentas que auxiliam nas situações do dia a dia.

O principal impulsionador da Escola de Negócios é a Expo Favela Innovation, que esse ano terá 18 edições confirmadas por todo o País. A primeira foi realizada em São Paulo, dias 17, 18 e 19 de março. O evento, organizado pela Favela Holding, tem como objetivo servir de ponte entre a favela e o asfalto, promovendo conexões e dando visibilidade para iniciativas empreendedoras da favela e da periferia, ao mesmo tempo que possibilita o acesso desses empreendedores a potenciais investidores.

“A nossa parceira com a Cufa e Favela Holding, por meio da Escola de Negócios da Favela, nos coloca em posição de dar escala à educação social da FDC, capacitando centenas de empreendedores que participaram da Expo Favela. Foram dias de muito trabalho e bons negócios, que proporcionaram o encontro da favela, asfalto, empresas e poder público, debatendo a importância da educação e inclusão social”, afirma a vice-presidente Executiva Adjunta de Educação Social da FDC, Ana Carolina Almeida.

Toda a curadoria do processo de seleção dos empreendedores das exposições é realizada pela Escola de Negócios da Favela. Entre os 9.732 inscritos para a edição de São Paulo, 300 empreendedores de favelas e periferias de todo o Brasil foram selecionados para participação nos três dias de evento, com direito a espaço para exposição de seus negócios e ideias. Eles também passaram por mentorias coletivas, palestras, oficinas e terão, a partir de abril, acesso à trilha educacional de capacitação da plataforma on-line da Escola de Negócios de Favela.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas