Escola municipal da RMBH recebe programa bilíngue

O Governo Britânico no Brasil, em parceria com a Prefeitura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), inaugurou um projeto em educação bilíngue na Escola Municipal Vera Wanderley Dias, que apresenta grade curricular integral.
Durante seis meses, 40 alunos do primeiro e segundo anos terão acesso a uma matriz curricular montada toda em inglês e voltada para o aprendizado do idioma no contraturno das aulas regulares. O programa será seguido duas vezes por semana, às terças-feiras e quintas-feiras, com carga horária de oito horas semanais.
A iniciativa contará com duas professoras que receberam treinamento especializado e com material didático desenvolvido pela empresa britânica Pearson, que é especialista em educação.
“A educação básica pública é um desafio em todo o Brasil, mas fico feliz em trabalhar com uma prefeitura com planos ambiciosos para a melhoria do ensino no município. Gosto de dizer que Nova Lima é a cidade brasileira mais britânica, e é muito satisfatório acompanhar esse passo importante”, afirma o Cônsul Britânico em Belo Horizonte, Lucas Brown. “O inglês é o idioma mais falado no mundo, e o conhecimento da língua proporciona grandes oportunidades para novas experiências. Por isso, o Governo Britânico tem a educação como uma de suas prioridades no Brasil”, complementa.
Atualmente, Nova Lima conta com 14 escolas de tempo integral, e será a primeira cidade do Estado – e uma das primeiras do País – a ter uma escola pública com ensino bilíngue de língua inglesa. No futuro, o plano é que todas as escolas da rede de ensino municipal sejam contempladas com o projeto.
“É muito importante fazer com que os jovens se aproximem da cultura britânica. Nova Lima é uma cidade do mundo, e o mundo é o espaço de cada um dos nossos estudantes”, afirma o Secretário de Educação de Nova Lima, Pedro Dornas. “Esperamos que seja uma aprendizagem que leve em conta não só o aprendizado do inglês, mas a arte, a cultura e o entretenimento. Estamos muito felizes e esperamos que esse projeto seja referência no ensino de inglês a nível nacional”, reflete.
O município localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte tem um relacionamento histórico com o Reino Unido. A cidade, que, no passado, recebeu uma leva significativa de imigrantes britânicos, ainda hoje, guarda raízes da cultura, culinária e arquitetura típicas da região.
“É motivo de muita alegria para nossa escola ser a pioneira no Projeto Bilíngue do Programa Escola em Tempo Integral e acreditamos que nós, como educadores, podemos mudar a vida de muitas crianças”, comenta a diretora da Escola Municipal Vera Wanderley Dias, Daniela Monserrat.
Iniciativas do Governo Britânico
O Reino Unido é reconhecido mundialmente como centro de educação. Segundo o QS Universities, provedora global de serviços e análises para o setor de ensino superior, quatro das dez melhores universidades do mundo estão localizadas no Reino Unido.
O governo britânico é responsável pelo Chevening, programa internacional de bolsas de mestrado, que existe desde 1983. O projeto tem cursos em praticamente qualquer área de conhecimento e busca estudantes com potencial para se tornarem futuros líderes, tomadores de decisão e formadores de opinião, com habilidades para promover mudanças positivas em diferentes setores. Presente em mais de 160 países, a rede global de Chevening Alumni é formada, hoje, por mais de 50 mil pessoas.
O Reino Unido também tem atuação no desenvolvimento de projetos para inclusão social. O Skills for Prosperity promove o acesso de jovens e grupos em situação de vulnerabilidade a oportunidades de educação e desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho. As iniciativas, que são focadas na democratização do aprendizado de inglês, já beneficiaram mais de 2,5 milhões de alunos e mais de 20 mil professores em todas as regiões do Brasil, por meio do acesso a materiais didáticos e a uma plataforma de treinamento em língua inglesa para educadores.
Ouça a rádio de Minas