Como escolher o melhor imóvel comercial para o seu negócio? Confira 12 dicas

Assim como a internet exige uma presença digital cada vez mais próxima do seu público, saber escolher o seu ponto comercial também é determinante para o êxito do seu negócio. Por isso, é fundamental que o empreendedor esteja atento às melhores oportunidades.
Uma alternativa são os leilões de imóveis, que em geral oferecem bens com valores mais acessíveis, podendo ser 60% mais baratos que em uma compra tradicional. Há, ainda, plataformas especializadas em leilões de imóveis, como a Zuk, que atuam com intermediadoras reunindo informações e condições de pagamento definidas pelos próprios vendedores ou fiduciantes — como bancos, instituições financeiras e empresas.
Se você está em busca de um imóvel comercial para o seu negócio, segue uma lista de 12 dicas que podem te auxiliar.
1. Conheça o público-alvo do negócio
Primeiramente, é fundamental saber e entender o perfil de quem consumirá os produtos ou serviços. É preciso estar onde o seu cliente estiver.
2. Foque em visibilidade e acessibilidade
A dica é privilegiar imóveis no mesmo nível da rua, eliminando barreiras físicas que possam dificultar a entrada ou a visualização do estabelecimento.
3. Atenção ao fluxo de pessoas
Se o seu empreendimento depende de compras por impulso ou da captação de clientes “de passagem”, opte, por exemplo, por áreas de grande circulação. Por isso, vale fazer visitas ao local pretendido em horários distintos para comparar essa circulação de pessoas.
4. Avalie negócios complementares nas proximidades
A concentração de estabelecimentos que atraem públicos semelhantes pode criar um efeito sinérgico benéfico para todos. Essa convergência de interesses amplia o potencial de vendas e reduz esforços de marketing, com corredores comerciais temáticos que os consumidores identificam como destinos específicos para determinadas compras.
5. Veja a concorrência com olhar estratégico
Conectado ao ponto citado anteriormente, a proximidade com concorrentes diretos pode se tornar algo benéfico, já que permite ao cliente comparar preços e se concentrar naquele polo.
6. Seja realista com seus gastos
Não comprometa a saúde financeira do negócio por causa de uma boa localização. Observe o investimento com base no retorno esperado e no prazo de recuperação do capital (payback).
7. Analise o potencial de crescimento da região
Investigue planos públicos para o entorno para saber qual pode ser o futuro da redondeza do ponto comercial escolhido.
8. Atente-se à infraestrutura disponível
O acesso à energia, água e internet; proximidade com transporte público; locais de estacionamentos; comércios ao redor, como restaurantes, lanchonetes e farmácias; iluminação pública são alguns pontos que devem ser observados.
9. Veja a segurança do entorno
Locais seguros atraem mais clientes e reduzem riscos operacionais, sobretudo em horários noturnos.
10. Aspectos legais e regulamentações devem ser avaliados
Não ignore as regulamentações, pois podem resultar em multas, interdições ou até fechamento definitivo. Consultar especialistas pode prevenir dores de cabeça futuras.
11. Escolha entre loja de rua ou shopping
Com atenção aos valores, os pontos comerciais em shoppings oferecem alto fluxo de pessoas, segurança e infraestrutura completa. Já uma loja de rua pode oferecer maior autonomia ao empreendedor. A escolha deve considerar o modelo de negócio, público-alvo e capital disponível.
12. Experimente o local antes de decidir
Nada substitui a experiência direta. Visite o local como se fosse um potencial cliente e pense em questões que o seu público-alvo possa ter.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas