Espanhola BusUp inicia operações em Minas Gerais

Especializada na gestão de fretamento corporativo, a BusUp é uma empresa de tecnologia sediada em Barcelona, na Espanha, que tem sua maior operação no Brasil. Fazendo a ponte entre grandes empresas de variados setores e operadores logísticos, a BusUp anuncia seu primeiro cliente em Minas Gerais e, com isso, o início das operações no Estado.
Sem revelar o nome por questões contratuais, o general manager da BusUp, Marco Aurélio Fejes de Almeida, informa que o cliente é um grande varejista de atuação nacional com um dos centros de distribuição instalado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Cerca de 250 colaboradores serão atendidos e a expectativa é que logo o Estado alcance a segunda posição no ranking de negócios da BusUp no Brasil. A plataforma também atua nos Estados Unidos, México, Portugal e Peru, além de Brasil e Espanha.
“Minas Gerais está no meio do Brasil e por isso concentra um número importante de centros de distribuição e abriga importantes empresas de diferentes setores que tem uma mão de obra que não pode trabalhar remotamente. Por isso e pela força da sua economia o Estado é muito importante para nós. Este ano o nosso foco é desenvolver os negócios em Minas. Já temos algumas negociações iniciadas e em breve poderemos anunciar os novos contratos”, afirma Almeida.
A gestão de fretamento promete uma redução de custos de até 40% para as contratantes no que diz respeito ao transporte de funcionários. O objetivo é tornar as rotas eficientes e com isso gerar impactos financeiros e também ambientais.
“O surgimento da BusUp vem em cima de uma dor de mercado. Os operadores tradicionais de ônibus não conseguem suprir a necessidade dos clientes, entender a operação e ter a gestão aplicada necessária. Trazemos tecnologia para dar visibilidade aos dados, gerando maior flexibilidade. Mostramos ao cliente quem são as pessoas transportadas, as rodas disponíveis e a ocupação. Muitas rotas são subutilizadas. Por que não diminuir o tamanho do veículo ou compartilhar com terceiros os assentos vagos, por exemplo?”, questiona.
Os números da plataforma são impressionantes. Atualmente, a empresa trabalha com mais de 150 operadores de fretamento parceiros em todo o mundo e, no ano passado, cresceu cerca de 450%, além disso, recebeu um investimento de 5 milhões de euros para expansão da tecnologia, inclusive, no Brasil, maximizando a disponibilidade dessas rotas e minimizando ainda mais os custos.
No Brasil, o crescimento em faturamento foi de 400% e em número de usuários de 640%, entre 2020 e 2021. A meta para este ano é triplicar o faturamento no País. Mas se engana quem pensa que alcançar esses resultados foi fácil. A pandemia também obrigou a empresa a se reinventar.
As medidas de isolamento social e o home office fizeram com que os negócios se voltassem para os serviços essenciais.
“Começamos fazendo traslados para grandes eventos como Rock in Rio e Festival Lollapalooza, por exemplo. Essa é hoje uma vertical menor da empresa. Depois nosso principal público passou a ser o setor administrativo de grandes empresas. Com a pandemia, porém, essas pessoas foram para o trabalho remoto e não precisavam mais de transporte. Foi quando nos voltamos para o chamado ‘chão de fábrica’. 85% das pessoas não têm a oportunidade de trabalhar de casa. Elas estão em atividades que exigem a presença física, como os hospitais, as mineradoras e os centros de distribuição de produtos, por exemplo. Foi assim que nos reinventamos e crescemos na crise”, completa o general manager da BusUp.
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