Especialista orienta comerciantes sobre como se preparar para a Black Friday
Com a proximidade da Black Friday, prevista para o fim de novembro, é o momento de intensificar a preparação para o período, um dos mais importantes para o varejo brasileiro. É o que aponta a especialista em gestão de negócios e liderança e docente do Senac Kelianuze Olive Mendes Menezes. Ela destaca que a antecipação estratégica é fundamental para os comerciantes.
“O planejamento deve envolver diversas áreas do negócio, como logística, negociação com fornecedores, marketing e tecnologia. A análise de dados de anos anteriores também é fundamental para prever a demanda e ter certeza de que os produtos mais procurados estejam disponíveis”, avalia a especialista.
Entre os principais pontos de atenção para a Black Friday, estão:
- Estoque e logística: revisar níveis de armazenamento, prazos de entrega e parcerias com transportadoras.
- Atendimento e pós-venda: treinar a equipe para lidar com o aumento de contatos. O trato com o cliente é diferencial para uma venda de sucesso ou não.
- Precificação e descontos: revisar ou montar as estratégias de redução de preço e os planos para promoções.
- Marketing multicanal: planejar campanhas em redes sociais, e-mail e anúncios pagos com antecedência.
- Infraestrutura digital: para quem vende online, testar o site ou loja virtual para alto tráfego e assegurar segurança no processo de compra.
Além disso, há também a preocupação com erros comuns do período, como a instabilidade em sistemas de pagamento, falta de integração entre áreas e volume insuficiente de mercadorias. Esses problemas podem gerar reclamações, perda de credibilidade.
Como pequenos negócios podem se destacar na Black Friday
No caso dos pequenos empreendedores, a dica é focar em produtos-chave. Também é possível criar combos atrativos e investir em uma experiência de compra diferenciada, tais como embalagens personalizadas, bilhetes de agradecimento e serviço humanizado.
Qualificação profissional
Seja para pequenos, médios ou grandes negócios, investir na qualificação e treinamento das equipes é essencial. Apesar do prazo já curto, a especialista ressalta que ainda há tempo para realizar atividades para capacitar as equipes. Há, por exemplo, a oferta de cursos gratuitos oferecidos pelas unidades do Senac em Belo Horizonte com matrículas abertas no mês de outubro.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas