Especializada em bolo de pão de queijo, Polvilha planeja expansão

A Polvilha – delícias e delírios, marca mineira especializada em bolo de pão de queijo, está em expansão. Atualmente, a empresa, que é especializada em bolo de pão de queijo, opera por delivery ou retirada no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte, mas o projeto é abrir uma loja física até o final do ano.
De acordo com a empresária e fundadora da Polvilha, Fabiana Martins, a ideia de abrir a loja se deve à demanda crescente pelos produtos e diversificação do cardápio. O cardápio conta com seis sabores de bolos, sendo três salgados – tradicional, linguiça artesanal e lombo defumado – e três doces – goiabada cascão, doce de leite e doce de jabuticaba.
Além dos bolos de pão de queijo de 10 e 16 fatias, produzidos desde a fundação da empresa, foram lançadas unidades menores com cinco fatias e minibolo para consumo individual. O minibolo, segundo Fabiana Martins, permite que os consumidores experimentem mais sabores, além de permitir o consumo rápido e ser opção para presentear.
Com mais opções e buscando testar o mercado, foi firmada parceria com o Teresa Café. Na unidade, que fica no bairro Santa Tereza, região Leste, há fornadas diárias do minibolo de pão de queijo da Polvilha e os resultados das vendas são positivos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Criar o minibolo de pão de queijo foi importante porque permitiu a parceria com o Teresa Café, onde são vendidas fornadas diárias. As vendas estão ótimas e, por isso, planejo abrir uma loja própria até o final do ano”, explicou Fabiana Martins.
Primeira unidade física da Polvilha será em Belo Horizonte
A princípio, a empresária está avaliando abrir uma loja no Mercado Central. “Além da localização estratégica, o Mercado Central reúne a cultura mineira, a gastronomia e isso conversa muito com a minha marca, que é mineira e nasceu da tradição familiar”.
Além do Mercado Central, a empresária também está avaliando espaços na região Centro-Sul da Capital. Para o próximo ano, o planejamento é levar a Polvilha para outras cidades, como Montes Claros (Norte de Minas) – onde já há demanda pelos produtos da marca – e também para São Paulo.
“Vamos começar com uma unidade em Belo Horizonte, que tem um mercado bastante exigente. Então, será um teste para que a gente possa expandir para além da Capital. A ideia é abrir uma loja pequena, com opções de cafés, bebidas e o nosso cardápio de bolo, principalmente, para o consumo local”.
Hoje, a produção média da Polvilha gira em torno de 500 bolos ao mês, as fornadas fixas acontecem de quarta a sábado, mas há fornadas esporádicas conforme a demanda dos clientes. A maior parte dos clientes está na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Tradição
Fundada em maio de 2024, a Polvilha conta com receita exclusiva do bolo de pão de queijo que, segundo Fabiana Martins, nasceu das receitas dos tradicionais pães de queijos das avós. “Peguei as receitas de pão de queijos das minhas avós e trabalhei para transformar em um bolo pão de queijo. O bolo e o pão de queijo, com o café, são itens que fazem parte da nossa cultura. Então, quis transformar o bolo e pão de queijo em uma coisa só”.
Ouça a rádio de Minas