Espetacular Doceria planeja a abertura da segunda unidade

No início era só uma pessoa fazendo doces em casa e vendendo por encomenda. Hoje, trata-se de um império de quitutes em Belo Horizonte, a Espetacular Doceria, localizada no bairro Funcionários, região Centro-Sul, que completa dois anos de operação com um balanço positivo de vendas e a possibilidade de abrir uma segunda unidade em 2020.
Quando o negócio foi criado, há dois anos, eram dois funcionários. O crescimento da demanda por encomendas e do movimento na cafeteria que a casa também abriga, fez a proprietária e chef pâtisserie, Elisa Dayrell, ampliar o quadro de funcionários para sete. Até o fim do ano, três novos empregados devem integrar a equipe por conta da demanda ainda maior que está por vir: as festas de fim de ano.
“Mais que dobramos o número de encomendas e também triplicamos a receita mensal. Acredito que este crescimento se deu por conta do nosso investimento em marketing digital, que tem nos deixado mais conhecidos e também em ações pontuais junto aos clientes que estamos fazendo mais recentemente, como um festival de macarons, por exemplo”, conta.
Nestes dois anos, a casa foi ganhando personalidade, um cardápio mais robusto e também oscilações. Elisa Dayrell se lembra que as encomendas sempre foram o carro-chefe da doceria mas que, há alguns meses, a crise econômica acabou reduzindo essa demanda. Hoje, o equilíbrio voltou a reinar e tanto a cafeteria, que tem capacidade para 15 pessoas sentadas, como as encomendas, representam boas margens de faturamento.
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Só de encomendas, a casa atende 100 pessoas por mês. Já na cafeteria, a doceria recebe em média 30 pessoas por dia, e cerca de 50 em dias de mais movimento.
“Trabalhamos nestas duas frentes, a de encomendas e a cafeteria. Pra gente, a melhor frente é a de encomendas, porque o volume de vendas é maior. Mas durante algum tempo as vendas no café ultrapassaram a de encomendas, acredito que por causa da crise, as pessoas pararam de comprar em grandes volumes. Felizmente hoje ambas as frentes estão respondendo bem de novo, chegamos em um meio termo”, comemora.
E com a chegada da véspera do Natal, as expectativas são ainda melhores. A data, juntamente com a Páscoa, representa o melhor período de vendas para o negócio. Nestas datas, a doceria vende 40% a mais do que nos outros dias do ano. É por isso que, em breve, três novos funcionários devem ser contratados temporariamente para ajudar na produção de fim de ano.
Expansão necessária – Com o aumento exponencial em tão pouco tempo, visto que o pico de vendas e aumento da produção se deu principalmente, de janeiro para cá, uma ampliação na estrutura se faz necessária.
“No início deste ano, quando a gente ainda estava com apenas duas pessoas, precisamos contratar mais funcionários para dar conta da demanda e chegamos a equipe atual, de sete. Então, hoje, a gente já está com uma dificuldade de espaço na cozinha, a produção aumentou muito em pouco tempo”, diz a proprietária Elisa Dayrell.
Por isso, a marca já tem projetos de fazer uma ampliação em 2020 e estuda se a melhor opção para os negócios seria realocar a doceria em um novo endereço ou abrir uma nova unidade em um ponto de maior movimento.
Novidade – Há algumas semanas, a casa passou a oferecer uma espécie de mini brunch na cafeteria, para fazer um teste. “A gente ainda não divulgou muito para sentir como é este movimento espontâneo”, afirma. Atualmente, ele é servido aos sábados de 9h às 13h, mas a partir de janeiro do ano que vem, a casa passará a servir o brunch completo de 9h às 15h, também aos sábados.
História – Elisa Dayrell começou a fazer doces para vender em 2010, na sua própria casa, mas já tinha vontade de abrir uma unidade física para conseguir dar conta de toda a demanda. “Já estava ficando apertado para mim, então, decidi me especializar em gastronomia e também fazer uma faculdade de administração, para abrir um negócio nesta área”, lembra.
Foi com essa ideia que ela passou dois anos na França, estudando na Le Cordon Bleu – escola que referência mundial em gastronomia -, onde se formou. Ali, ela foi aprimorando suas técnicas de preparos de doces, tortas e quitutes, enquanto ia, ao mesmo tempo, desenhando o seu negócio. Não por acaso, a especialidade da Espetacular Doceria são justamente os quitutes franceses.
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