Espumante em lata promete transformar o consumo da bebida

O mercado de bebidas no Brasil segue inovando com propostas cada vez mais personalizadas, como a do espumante em lata. A Like Wine, empresa de bebidas de Belo Horizonte, aposta em se diferenciar no mercado, individualizando o consumo de espumantes ao trocar as tradicionais garrafas de vidro por latas “na medida” e com design diferenciado.
Fundada em 2021, pelas empreendedoras Cassiana Schiavon e Maria Fernanda Gambogi, a empresa mineira despontou-se ao encontrar uma oportunidade de atravessar algumas barreiras, como, por exemplo, locais onde o vidro não é bem-vindo. Com essa premissa, o negócio atua desde o início com um forte investimento em branding, criando novas formas de se expressar e transmitir possibilidades inovadoras para o estilo de vida do cliente, por meio de sua proposta, do design das embalagens e da comunicação nas redes sociais.
“A gente trouxe a Like Wine para o mercado, não só por gostar da bebida, mas por querer trazer uma marca criativa, algo inovador para o mercado. E também para suprir uma lacuna, individualizando essa bebida que é muito conectada ao paladar brasileiro”.
Cassiana Schiavon, idealizadora da Like Wine.
Segundo a empresária, a companhia surge também como uma forma de ressignificar o mercado de bebidas no Brasil, que atualmente é predominantemente liderado por homens. “São poucas mulheres hoje na liderança de indústrias de bebidas. Isso é um desafio para a gente, porque é um mercado muito masculino, mas ao mesmo tempo uma oportunidade de trazer mulheres à frente de liderança das indústrias de bebidas, das marcas, propriamente ditas,” destaca.

Parte da cadeia produtiva da Like Wine está no Rio Grande do Sul, a 20 km de Bento Gonçalves, onde está sua produção fabril, responsável pela compra dos insumos e pelo envase. Em seguida, os produtos são distribuídos em 17 estados com 80% das vendas concentradas em Minas Gerais, mais precisamente na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Proposta é oferecer uma viagem pelos sabores do mundo
Atualmente, as latas de 269 mililitros contam com cinco produtos inspirados em experiências pelas cidades do mundo. Em seu portfólio, a Like Wine conta com os produtos Tokyo, espumante Brut Rosé; e o atual carro-chefe da marca, London, vinho branco fino; Istambul, espumante Branco Moscatel; Ibiza, espumante Brut Branco; e o mais recente lançamento, Vegas, espumante Moscatel Rosé. Para os próximos meses, a marca prepara lançar uma bebida nomeada com um destino brasileiro, ainda não revelado.
Em relação à qualidade, se comparada à do envase comum, a idealizadora diz que não há diferença entre os materiais. “Não é a mesma lata que envasa refrigerante ou cerveja, ela é uma lata especial, com uma tecnologia trazida para o Brasil para ter esse envase e manter as propriedades”, ressalta.
Além das latas, uma novidade que a Like Wine apresentou nos últimos meses é a venda do produto em barril de 30 litros, possibilitando, segundo a empresa, uma distribuição em maior escala da bebida e um melhor custo-benefício para atender eventos e restaurantes.
Para 2024, o foco é aumentar a capacidade produtiva
Com o sinal positivo do mercado em relação aos produtos lançados, agora, a Like Wine vive um momento de expansão. Atualmente, a empresa conta com uma equipe de 40 colaboradores, envolvidos, tanto na parte fabril quanto na parte comercial, que vem trabalhando para firmar parcerias com grandes players do mercado.
Entre as empresas que já disponibilizam o espumante em lata, estão: Verdemar, Supernosso, Bebedouro, Minas Tênis Clube, Fazenda Cervejeira e a Cineart Multiplex. A parceria com a rede de cinemas reafirma as múltiplas possibilidades que a bebida em lata representa.
Para 2024, segundo a idealizadora, o objetivo da Like Wine é expandir-se para a região Sudeste em sua totalidade, ampliando parcerias e conquistando novos investidores, a fim de aumentar a capacidade produtiva e alcançar novas cidades em Minas Gerais e no Brasil.
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